Você em algum momento já se perguntou para que contratar uma assessoria jurídica para sua empresa? Muitos empresários imaginam que a assessoria só é necessária para acompanhar o fechamento de contratos importantes ou em casos de demandas judiciais, quer de natureza trabalhista ou tributária, mas a verdade é que esse serviço é de extrema importância desde a abertura da sua empresa.

Através de uma assessoria jurídica eficiente a sua empresa poderá manter-se atualizada sobre a legislação e procedimentos que afetam o seu ramo de negócio, evitando assim aplicação de multas e sanções administrativas ou judiciais decorrentes da violação das leis vigentes.

Além disso, a prévia análise jurídica dos contratos e acordos firmados pela sua empresa, seja com seus fornecedores ou clientes, pode identificar vantagens comerciais e reduzir consideravelmente os riscos assumidos, contribuindo para lucratividade do seu negócio.

Vamos entender um pouco mais seus benefícios.

O que é consultoria preventiva?

Vamos entender o que é a consultoria preventiva? Ela consiste em um serviço imediato de aconselhamento por advogados qualificados que entregam de forma objetiva e independente, análise de problemas gerenciais, visão de oportunidade e propostas de melhorias.

Portanto, os benefícios de contar com essa assessoria é que a empresa vai sempre estar a par das alterações legislativas que afetam a sua atividade, o que lhes permitirá prevenir demandas judiciais, além de conferir respaldo jurídicos para adoção de medidas importantes que vão desde o fechamento de grandes contratos até a mudança de posicionamento para obter a melhor aplicação da lei.

Quando a assessoria jurídica pode gerar lucro?

A sua empresa não gera lucro somente quando o saldo dos negócios realizados é positivo, mas também na contenção de despesas que poderiam ser evitadas pela correta interpretação das Leis vigentes e pela adoção das medidas preventivas já mencionadas. Aí que entra a assessoria jurídica. Por exemplo: a empresa possui uma gestão de impostos que devem ser pagos de acordo com a natureza do seu negócio, mas por meio de um planejamento tributário, realizado com toda assessoria jurídica necessária, é possível conseguir pagamentos mais razoáveis, através de mecanismos legais. Entram aí os incentivos fiscais, pesquisa de melhores taxas na hora de solicitar crédito e até mesmo descontos com pagamentos antecipados.

Ao entender as características de uma assessoria jurídica e sua forma de atuação na prevenção de quaisquer problemas que possam ocorrer dentro da empresa, podemos ver de forma clara o quão importante ela é como ferramenta estratégica e como foco em resultados para os processos da organização.

Ao entender as características de uma assessoria jurídica e sua forma de atuação na prevenção de quaisquer problemas que possam ocorrer dentro da empresa, podemos ver de forma clara o quão importante ela é como ferramenta estratégica e como foco em resultados para os processos da organização.

Comente esse artigo!