
4 Dicas de gestão financeira para micro e pequenas empresas
Ter um controle do caixa é essencial para o sucesso de um negócio, mas esse ainda é o ponto fraco de boa parte das micro empresas.
1. Separe as despesas
Um erro comum é retirar o dinheiro da empresa para uso próprio ou remanejar a verba pessoal para dentro do negócio. Para garantir a sobrevivência da organização, é preciso saber conservar o patrimônio do empreendimento separado dos bens do empreendedor.
2. Cuidado com gastros desnecessários
quando a empresa passa a dar lucro e se consolida no mercado, é comum que se pense em expansão e em melhorias que facilitem o trabalho diário. Essas questões são importantes, mas é preciso mantê-las alinhadas com o planejamento financeiro. Além de investir no crescimento, é conveniente reservar uma parte dos lucros para emergências e outras despesas previsíveis.
3. Administre seu fluxo de caixa
É imprescindível acompanhar todas as entradas de dinheiro, as datas de pagamentos e, principalmente, avaliar constantemente se as contas podem ser reduzidas.
A falta de controle do caixa é um dos maiores vilões das empresas.
4. Evite gastos exorbitantes com folhas de pagamento
Essa despesa não pode representar mais do que 30% a 40% do faturamento. Sendo assim, é fundamental avaliar quantos funcionários são, de fato, necessários para as tarefas e, também, rever suas funções. Utilize m sistema de gestão para otimizar resultados e automatizar alguns trabalhos. Nesse sentido, os sistemas de gestão empresarial tornam a atualização e o acompanhamento de informações muito mais fáceis, rápidos e precisos.
Precisa de ajuda?
Preencha nosso formulário que vamos falar com você em poucos instantes!
Join Our Mailing List
Once Weekly Webinar
Free Webinar Once Per Week
Our free webinar runs once per week and is available to anybody who wants to know more about getting started on the road to financial freedom.