
Tome cuidado com a Malha Fina e os transtornos que ela pode causar
A malha fina como é conhecida, não necessariamente é um crime. Ela é um procedimento onde a Receita Federal verifica e cruza as informações que foram disponibilizadas pelas declarações, como se fosse uma peneira, revisando erros e pendências.
Quando um erro é encontrado, o sistema analisa a declaração de forma mais profunda a fim de chamar o contribuinte para correções, ou para abrir um processo investigatório. Este último, somente em casos mais graves. Vamos conhecer um pouco os problemas que mais acontecem na malha fina, a fim de evitar passar por esse processo.
Falta de atenção às despesas dedutíveis
Apesar de já existir quais gastos são dedutíveis, algumas pessoas ainda não sabem os valores que podem ser declarados. Por exemplo, as despesas médicas não tem valor limite para a declaração e alguns inflam as mesmas quando incluem pessoas que não são dependentes. A Receita informa que só é possível considerar gastos próprios ou de dependentes.
Educação também é outro gasto que pode ser considerado. Porém, somente ensino infantil, fundamental, médio e superior podem ser considerados. Cursos extra curriculares não entram na declaração.
Mas você precisa se atentar ao faturamento alto que pode estar gerando em sua empresa. Isso já é uma realidade nos dias de hoje. Muito empresários faturam acima do permitido, sem a devida comunicação à Receita Federal que já está mapeando as empresas. Portanto, você deve se lembrar que, caso ultrapasse os 20% do limite permitido, vai ter incidência de impostos desde o início do ano sobre o excesso do faturamento, e caso tenha passado mais de um ano da mesma forma, poderá ocorrer a retroatividade, alcançando até cinco anos. Esses impostos podem variar entre 4%, 4,5% e 6% sobre o faturamento de acordo com a atividade desenvolvida e as multas por omissão variam entre 75.% a 225% do valor total da dívida. Se a dívida de omissão for considerada intencional, o cálculo da multa poderá ser maior.
Por isso, tenha em mente que os impostos devem ser levados a sério e não devem ser omitidos de forma alguma, para que você não tenha prejuízos maiores quando o acerto de contas chegar.
Declarar salários de empregos anteriores
Não esqueça que mesmo mudando de emprego, é importante que você tenha em mente que se teve mais de um emprego em um ano, todos os salários devem ser declarados. O fisco recebe essas informações das empresas e a não declaração pode identificar sonegação.
Informar valores incorretos
Às vezes valores pequenos quando não levados em conta, podem fazer toda a diferença para a Receita. Por isso, tenha em mente que todo o valor deve ser declarado. Revise sua declaração para que ela não tenha nenhuma informação incorreta para evitar problemas.
Não recolher imposto sobre ações
Todos que hoje investem em bolsa devem ter muito cuidado ao declarar as ações. Quem possui ganho líquido acima de R$ 20 mil em um mês deve pagar imposto dessa operação. Isso também pode fazer com que você caia na malha fina.
Não justificar a evolução do patrimônio
Seu patrimônio aumenta e você não declarou. Outro problema. Por isso, caso venha a vender um imóvel, receber uma herança, ou até mesmo receber comissões altas deve ser declarado a fim de evitar um furo em sua declaração.
Não ostente em redes sociais
Não se deixe enganar. A Receita está de olho na sua vida até nas redes sociais. Selfies em carros de luxo e em mansões podem gerar muito comentário nas redes, mas também desperta a atenção dos auditores que querem saber se o que está declarando condiz com sua realidade de vida.
Deixar de emitir e guardar notas fiscais
As notas fiscais são documentos que comprovam que você comprou um produto ou utilizou um serviço. Tenha tudo documentado e arquivado. Hoje em dia é possível ter sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica o que facilita até o arquivo desses documentos. Tenha todos eles em fácil acesso.
Mas quando é identificado um erro, o que é preciso fazer? Primeiro, você não deve entrar em desespero. Mesmo que você caia na malha fina, erros podem ser cometidos e é possível o ajuste da sua declaração. Ao perceber que você caiu na malha fina ou existem irregularidades na declaração, faça seu cadastro no site da Receita e solicite seu código de acesso. Lá você consegue identificar os erros e até mesmo identificar a existência de possíveis débitos.
Tomando essas atitudes fica muito mais fácil eliminar o problema da malha fina em sua declaração e evitar processos mais dolorosos e longos.
Precisa de ajuda?
Preencha nosso formulário que vamos falar com você em poucos instantes!
Join Our Mailing List
Once Weekly Webinar
Free Webinar Once Per Week
Our free webinar runs once per week and is available to anybody who wants to know more about getting started on the road to financial freedom.