WhatsApp facilita a interação com o cliente, mas exige atenção

Embora a automatização garanta agilidade no envio de esclarecimento ou orientações, o que o cliente espera de fato é ser bem atendido.

O WhatsApp está entre os recursos favoritos dos brasileiros na interação com as empresas pois, além de viabilizar as vendas, a plataforma também pode ser usada para prestar atendimento ao cliente, transmitir informações sobre transações realizadas e disparar conteúdos de marketing. Em todas essas ações, a empresa que utiliza o WhatsApp pode automatizar o disparo das mensagens por meio de robôs, que facilitam a interação com o público e a gestão do canal.

Embora a automatização garanta agilidade no envio de esclarecimento ou orientações, o que o cliente espera de fato é ser bem atendido. Isso significa escutar com atenção sua dúvida e oferecer soluções adequadas de forma personalizada.

Embora o uso de robôs seja eficiente, nem sempre consegue solucionar as demandas do consumidor. Nesse momento, a empresa deve contar com uma equipe preparada para realizar o atendimento. A conversa no WhatsApp requer pessoas qualificadas para interagir com clientes por meio de texto claro e objetivo, e dar-lhes uma resposta simples e esclarecedora. Por isso é tão importante investir no treinamento desses profissionais.

Estabelecer processos para o uso do WhatsApp é um cuidado que simplifica as operações no dia a dia e permite a adoção de práticas relacionadas à LGPD. Nesse sentido, os dados devem ser compreendidos como ativos de risco pois, se não atentar às obrigações, a empresa pode sofrer um processo administrativo ou ser acionada judicialmente.

Em certas circunstâncias o envio de mensagens depende de autorização e, como essas autorizações precisam ser guardadas, a empresa deve ter backup delas. Por permitir maior controle e a programação de backups periódicos, o uso do WhatsApp Business vinculado a uma conta da empresa torna-se mais aconselhável.

Outra boa prática é usar um aparelho corporativo e adotar todas as medidas de segurança, tanto do dispositivo (senha) quanto da plataforma (autenticação de dois fatores). Isso evita que os dados fiquem armazenados em dispositivos pessoais. Além disso, vendedores ou funcionários da empresa devem ser orientados sobre proteção de dados.

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