
Despesas pessoais x Despesas da empresa
O mais comum, porém não necessariamente correto que vemos acontecer nos dias atuais, são empreendedores que misturam suas despesas pessoais com as despesas da empresa. Esse é um erro grave porque é necessário que a empresa mantenha uma boa gestão empresarial e consiga ter uma boa saúde financeira.
Quando isso não ocorre, vários problemas podem ser causados. Vamos entender um pouco melhor isso.
Quando você perde o controle dos resultados financeiros da empresa, você não consegue dimensionar quais os resultados que ela está gerando e isto pode influenciar de forma negativa nas decisões futuras que venha a tomar.
Você não consegue enxergar seus gastos com clareza. O que pode acontecer é cortar gastos que são essenciais, prejudicando assim o andamento da empresa.
O planejamento financeiro seja pessoal como o empresarial ficam comprometidos, porque o empresário conta com o caixa da empresa para cobrir imprevistos e, ao mesmo tempo, esse desfalque acaba atrapalhando o planejamento da empresa.
Ao misturar esses gastos, você acaba comprometendo também sua declaração tanto pessoa física como jurídica, porque começam a aparecer divergências e inconsistências fiscais. Neste caso você pode até mesmo gerar punições financeiras para a empresa sem nenhuma necessidade.
E como fazer para separar as despesas?
A primeira coisa a se fazer é ter contas bancárias separadas para que você consiga administrar de forma clara seus rendimentos e utilizá-los para os fins corretos. Com isso, você também consegue realizar um planejamento das contas e de projetos futuros de forma mais assertiva.
Procure sempre planejar suas retiradas da empresa sem confundir o que é o salário e possíveis saques como empreendedor. O lucro deve ser utilizado para realização de projetos ou até mesmo cobrir alguma despesa extra que a empresa venha a ter e não para cobrir eventos pessoais.
Sempre tenha uma reserva financeira para evitar as retiradas fora de hora da empresa e assim comprometer o orçamento financeiro da pessoa jurídica. Faça investimentos que geram rendimentos mensais e que possa ser utilizado a qualquer momento para cobrir despesas extras.
Caso você tenha dificuldade em realizar esse processo, também é possível contratar uma assessoria que vai mostrar quais os melhores investimentos para que você faça seu dinheiro render e, ao mesmo tempo, utilizar quando necessário.
Você também pode contratar serviços essenciais para o negócio como internet, linhas telefônicas, entre outras.
Tenha classificadas as retiradas extras que possam ser feitas da empresa para que você tenha um diagnóstico correto de onde e como gastou os valores e se a mesma teve o lucro esperado ou não, até para que você consiga montar um planejamento eficiente.
Ao fazer isso, você vai evitar transtornos para a sua empresa e vai conseguir visualizar melhor os seus custos enquanto pessoa física, sem onerar nenhuma das duas partes. Lembre-se que o planejamento financeiro tanto dentro da vida pessoal, como da empresarial são essenciais para o bom andamento das rotinas.
Precisa de ajuda?
Preencha nosso formulário que vamos falar com você em poucos instantes!
Join Our Mailing List
Once Weekly Webinar
Free Webinar Once Per Week
Our free webinar runs once per week and is available to anybody who wants to know more about getting started on the road to financial freedom.