Folga no carnaval precisa ser planejada

Festividades deste ano acontecem entre 18 e 21 de fevereiro.

Depois de dois anos “passados em branco” em função da pandemia de Covid-19, o carnaval volta a fazer parte da vida dos brasileiros, mesmo daqueles que não são adeptos à folia. Em 2023, os festejos ocorrem nos próximos dias 18, 19, 20 e 21.

Apesar de todo o peso da tradição, a festa popular não consta da relação de feriados nacionais prevista na Lei nº 10.607/02. Alguns municípios e Estados, no entanto, incorporaram o carnaval aos feriados locais. Assim, o empresário precisa conhecer a legislação local e, também, a convenção coletiva da categoria, para saber se o trabalho no período é admitido.

Caso não haja nenhuma norma que determine a folga, cabe ao empresário decidir se mantém a empresa em funcionamento ou se é mais conveniente paralisar as atividades nesses dias. Se a decisão for trabalhar normalmente, as faltas não justificadas dos empregados podem ser descontadas de seus salários.

Se a escolha for por suspender o expediente, o empregador pode exigir que as horas não trabalhadas sejam compensadas antes ou depois da paralisação, respeitando o limite máximo de duas horas extras por dia. Também é possível usar o banco de horas, individual ou coletivo, para fazer essa compensação.

Ponto que merece atenção do empresário é que, se a empresa costuma permitir a folga no carnaval sem exigir compensação dos empregados, não pode passar a exigi-la. Isso porque a liberalidade passou a fazer parte do contrato de trabalho e qualquer mudança nesse sentido seria caracterizada como alteração unilateral do contrato, proibida pela Consolidação das Leis do Trabalho.

#carnaval #feriadosnacionais #folgaplanejada #festapopular #horasextras #bancodehoras #clt

Precisa de ajuda?

Preencha nosso formulário que vamos falar com você em poucos instantes!

Gostou? Então compartilha essa notícia com outra pessoa!

Join Our Mailing List

Once Weekly Webinar

Free Webinar Once Per Week

Our free webinar runs once per week and is available to anybody who wants to know more about getting started on the road to financial freedom.