Perse tem novas regras

Benefício fiscal do programa é restrito a um número menor de atividades.

Duas normas publicadas em fins de dezembro e início de janeiro, a Medida Provisória (MP) nº 1.147/22 e a Portaria nº 11.266/23, limitam a quantidade de empresas que podem usufruir os benefícios fiscais do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Até então, 88 atividades econômicas tinham direito à alíquota zero de Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), agora são 38. O prazo para aproveitamento do benefício se estende até fevereiro de 2027.

Criado pela Lei nº 14.148/21 a fim de compensar os efeitos da pandemia de Covid-19 no setor, o Perse prevê, além das alíquotas zeradas, parcelamento de débitos tributários e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em até 145 meses para empresas ligadas ao segmento de eventos. Com o tempo, porém, começaram a ser editadas normas restringindo o uso do benefício fiscal.

As duas últimas normas vão nesse sentido. A MP determina que a redução a zero das alíquotas é válida somente para empresas “pertencentes ao setor de eventos nas atividades relacionadas em ato do Ministério da Economia”. A Portaria, por sua vez, define quais são elas.

A MP ainda proíbe o aproveitamento de créditos de PIS e Cofins sobre as receitas não tributadas em função do programa e dispensa a retenção dos quatro tributos quando o pagamento for referente a receitas desoneradas pelo Perse.

Embora já esteja em vigor, a nova regra ainda precisa ser apreciada pelo Congresso Nacional, assim como acontece com todas as medidas provisórias.

#perse #beneficiofiscal #setordeeventos #programaemergencial #irpj #csll #pis #cofins

Precisa de ajuda?

Preencha nosso formulário que vamos falar com você em poucos instantes!

Gostou? Então compartilha essa notícia com outra pessoa!

Join Our Mailing List

Once Weekly Webinar

Free Webinar Once Per Week

Our free webinar runs once per week and is available to anybody who wants to know more about getting started on the road to financial freedom.