Qual a importância da contabilidade para os gestores das empresas.

Os modelos contábeis e todo o processo de contabilidade são de grande importância para a tomada de decisão de todo e qualquer empreendimento. Com o objetivo de orientar de maneira clara e concisa, todo o processo e os relatórios emitidos pela contabilidade deve fornecer informações fundamentais sobre as questões financeiras, tributárias e patrimoniais da empresa.

Contudo, é fundamental que todos esses dados e informações sejam devidamente organizadas para não gerar conclusões errôneas ou precipitadas. Um relatório que não seja bem constituído, pode gerar informações equivocadas e levar os gestores responsáveis a tomarem decisões induzidas ao erro.

Diante disso, qual seria a melhor organização possível? Neste artigo discorreremos sobre a melhor forma de elucidar as informações para que hajam ações corretas de acordo com o propósito do empreendimento. Confira!

Classificação correta contábil

Toda e qualquer classificação contábil precisa ser feita de maneira correta. Para tanto, é essencial que a organização das informações possa ser usada tanto a nível gerencial, como a nível tributário.

Uma informação mal colocada, pode gerar informações tributárias irreais e, consequentemente, levar a problemas sérios com as instituições públicas que regulamentam a questão fiscal..

Portanto, é extremamente recomendável que os gestores responsáveis possam usar o “Manual de Contas”. Por meio desse manual, a empresa poderá ter a uma orientação simples e direta, mesmo sendo um total iniciante. Ele precisará conter: nome e número da conta, função da conta (para que serve), funcionamento da conta (quando é debitada e quando é creditada) e a natureza do saldo (devedor ou credor).

Classificação contábil como informativo tributário

Como já foi visto, os relatórios contábeis precisam ser organizados de maneira que possam fornecer informações tributárias relevantes para o fisco, uma vez que, os órgãos responsáveis usam como referência informativa cada relatório e/ou balanço feito pela contabilidade..

Além de serem referência para os órgãos públicos, esses informativos ajudam a diretoria empresarial a planejarem e, principalmente, a terem consciência da atual situação fiscal que o empreendimento possui. Por meio de um planejamento tributário, eles poderiam diminuir a carga tributária e deixar a empresa mais eficiente.

Informativos contábeis sobre questões financeiras e patrimoniais

Por fim, podemos dizer que esses relatórios e balanços tem uma importância significativa sobre as questões financeiras e patrimoniais. De acordo com as informações obtidas, os gestores poderão averiguar a situação financeira da empresa e entender a sua total capacidade de liquidez em função do fluxo de caixa.

Por meio dessa averiguação, eles tomarão decisões visando melhorar a capacidade da empresa em gerar lucro líquido, por meio de investimentos possíveis graças ao caixa da empresa. Caso a situação financeira esteja abaixo do esperado, essas informações serão uteis também para avaliar possíveis ações que ajudarão na recuperação da empresa.

Já a questão patrimonial é essencial para o longo prazo do empreendimento. Por meios dos informativos, é possível perceber e entender como é a formação de patrimônio líquido da empresa (bens e obrigações que poderiam ser transformados em valores para o fluxo de caixa)

Caso a empresa esteja em alguma crise financeira, liquidar esses bens e obrigações poderiam ser o diferencial para retirar a empresa dessa situação. Já uma situação patrimonial positiva, poderá levar uma avaliação do que está sendo feito com o patrimônio, se está correto e quais seriam as melhores medidas no futuro para aumentar o volume patrimonial.

Desta forma, podemos perceber a grande importância que as informações contábeis têm sobre as decisões gerenciais que precisam ser tomadas visando resultados de curto e longo prazo. Foi devidamente mostrado como a questão tributária é colocada e necessária para o planejamento dos negócios. Além disso, vimos também que informações financeiras, baseados no fluxo de caixa, são importantes sobre a questão de investimentos. Por último, as informações na formação do patrimônio empresarial são consideráveis para determinar as grandes resoluções futuras da empresa no mercado que a mesma se encontra.

Precisa de ajuda?

Preencha nosso formulário que entraremos em contato com você!

Comente essa matéria