Receita Federal consolida regras do PIS e da Cofins

Norma centraliza entendimentos sobre apuração, arrecadação e fiscalização das contribuições.

A Receita Federal publicou, dia 20 de dezembro, a Instrução Normativa (IN) nº 2.121/22, consolidando as regras referentes ao Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Embora seja uma consolidação dos critérios de apuração, cobrança, fiscalização, arrecadação e administração dos tributos já aplicados, a IN traz algumas novidades. Uma delas é a que autoriza a inclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) no cálculo dos créditos de PIS e Cofins. Como, desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o ICMS a ser excluído da base de cálculo das contribuições era o destacado na nota fiscal, o órgão vinha aplicando esse entendimento também à apuração dos créditos, a nova posição traz segurança jurídica aos contribuintes.

Por outro lado, a norma continua impedindo o aproveitamento de créditos de ICMS em operações de compras de empresas incluídas no regime de substituição tributária (ICMS-ST).

Outros destaques são a ampliação da lista de bens e serviços que podem ser considerados como insumo, a unificação dos setores beneficiados com alíquota zero das contribuições em dispositivos específicos e a confirmação de que operações da Zona Franca de Manaus equiparam-se a exportações.

#receitaferderal #pis #cofins #pasep #supremotribunalfederal #icms #contribuicoes

Precisa de ajuda?

Preencha nosso formulário que vamos falar com você em poucos instantes!

Gostou? Então compartilha essa notícia com outra pessoa!

Join Our Mailing List

Once Weekly Webinar

Free Webinar Once Per Week

Our free webinar runs once per week and is available to anybody who wants to know more about getting started on the road to financial freedom.