O marketing de conteúdo é considerado uma das estratégias mais eficazes para atrair e fidelizar clientes. É por meio dele que empresas oferecem conteúdo de qualidade aos usuários, esclarecendo suas dúvidas e solucionando problemas. Assim, a longo prazo, a marca se torna referência para o usuário que poderá voltar àquele site e realizar uma compra.

Mas você sabe o que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar na prospecção ativa? Entenda melhor a relação dessas duas áreas e veja como essa metodologia pode ser o diferencial para melhorar os seus resultados.

O que é marketing de conteúdo? 

O objetivo do marketing de conteúdo é orientar usuários em um caminho, desde a descoberta do problema até o oferecimento de uma solução para ele. Por exemplo,se o seu computador é bem antigo e já apresenta sinais de que não irá durar muito tempo, você começa a pesquisar na internet modelos de notebook.

Por meio de textos, você passa a entender melhor sobre o funcionamento dos sistemas e verifica qual opção seria mais vantajosa para o seu caso. Dessa forma, se uma marca que vende notebooks tem um blog, a chance de você escolher essa empresa é maior.

Afinal, a marca não se limitou a criar um site e fazer promoção dos produtos, mas se preocupou em criar conteúdos, abordando os diferenciais de seus notebooks. Essa conduta é importante, pois educa e ajuda o usuário antes da compra.

De fato, construir credibilidade de modo orgânico na internet não é simples, mas investir no marketing de conteúdo pode trazer muitos benefícios no longo prazo. Empresas que pretendem se estabelecer no mercado como autoridade e referência nos serviços prestados precisam investir nesse tipo de estratégia.

Como o marketing de conteúdo ajuda na prospecção ativa?  

Prospectar para o marketing significa procurar e encontrar novos contatos na internet que poderão se tornar clientes da marca. Assim, o marketing de conteúdo ajuda na prospecção ativa, pois oferece conteúdo interessante para o público-alvo, que é um cliente em potencial. Por exemplo, em uma prospecção ativa, a empresa pode oferecer consultorias aos possíveis clientes e, mesmo depois que a venda é efetivada, o relacionamento continua sendo estreitado garantindo novas vendas no futuro. Esse foco no cliente, antes e depois da compra, é preponderante para os bons resultados de um negócio.

Confira algumas maneiras de atrair o seu cliente utilizando o marketing de conteúdo.

Produção e manutenção de conteúdo para o blog  

Antes de começar a produzir conteúdos para o blog, é preciso criar um planejamento de postagens dividindo os textos segundo o funil de vendas. Essa metodologia recomenda que sejam criados materiais para o topo, meio e fundo do funil, guiando o usuário até o fim da jornada de compras. Com esse planejamento em mãos, fica mais fácil manter o blog atualizado e otimizar o ranqueamento da página no Google.

Produção de e-books  

Além de produzir posts para o blog, é importante diversificar os conteúdos. Uma maneira de fazer isso é criando e-books, em que os assuntos são abordados de forma mais aprofundada. Assim, como a empresa está oferecendo um conteúdo rico, ela pode pedir em troca informações da persona, como e-mail e telefone, que facilitarão na venda do produto.

Produção de landing pages para a captura de leads  

Para prospectar os usuários, é preciso ter uma porta de entrada para esses contatos, e as landing pages são uma dessas opções. É por meio delas que os usuários fazem um cadastro para ter acesso a algum conteúdo exclusivo.

E-mail marketing   

O e-mail marketing é a ferramenta que ajuda o gestor a trabalhar e qualificar os leads prospectados. Assim, fica mais fácil abordar o usuário com um conteúdo assertivo que realmente possa ajudá-lo em seu problema. Ao educar o lead, a conversão acontece mais naturalmente e custando menos para a empresa, que não precisará mobilizar a área comercial para convencer o usuário a comprar.

Depois de ler esse texto, podemos concluir que há várias estratégias digitais que ajudam na prospecção ativa de clientes, mas só o marketing de conteúdo atrai os clientes ideais. Por isso é tão importante investir nessa estratégia. Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário no post!

Gostou do nosso conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe o seu comentário no post.
Comente essa matéria