As automações de marketing são ações que utilizam a tecnologia para aumentar a eficiência e os resultados de vendas.

Certamente, você já se deparou com a seguinte situação: você pesquisa algum conteúdo na internet, visita sites e e-commerces e no dia seguinte recebe um anúncio ou e-mail exatamente com a oferta do produto pesquisado.

Parece mágica, não é mesmo? Mas são apenas os recursos tecnológicos como cookies, pixels e automações que conseguem entregar ao usuário exatamente aquilo que ele busca.

Pensando nisso, separamos neste conteúdo 4 exemplos de como aumentar as vendas com a realização de automações. Confira!

Por que é importante trabalhar com as automações?

Quando recebemos algum e-mail, sabemos que aquele conteúdo foi criado de forma automatizada para vender mais. Contudo, ainda assim fica difícil resistir a um conteúdo com senso de urgência e uma oferta imperdível.

Por isso, é tão importante trabalhar com o fluxo de automações. Depois de estudar a persona do seu negócio, é preciso criar uma trilha de e-mails e conteúdos que serão enviados ao usuário periodicamente com a finalidade de fazê-lo visitar o seu site e comprar um produto.

Além disso, os processos automatizados consomem bem menos tempo do que segmentar e enviar e-mails diariamente. Assim, sobra mais tempo para pensar em estratégias e analisar dados.

4 exemplos de automação para aumentar vendas 

Mesmo se você possuir uma equipe pequena de marketing, é possível implementar ações simples que vão garantir mais conversões. Veja!

1. Abandono de carrinho de compras 

Esse tipo de automação pode ser considerado o mais conhecido e utilizado pelas empresas que possuem e-commerces. Muitas pessoas têm o hábito de simular compras e colocar produtos no carrinho para verificarem o valor total ou o valor do frete. Portanto, esse usuário já tem uma decisão em mente, mas não quer concretizá-la no momento.

Assim, como o usuário precisa fazer um cadastro com login para acessar o carrinho de compras, é possível automatizar um envio de e-mail para situações de abandono de carrinho. Nesse momento, é preciso utilizar a criatividade e o bom humor para fazer com que o cliente retorne ao site.

Como a maioria dos clientes abandonam o carrinho para não gastarem dinheiro, um e-mail de lembrete com um cupom de desconto pode ser uma alternativa matadora para convencer o usuário a finalmente fechar a compra.

2.Reengajamento de clientes  

O modo mais fácil de aumentar as conversões investindo pouco é vendendo para pessoas que já são seus clientes. Como esse usuário já comprou algum produto ou serviço da sua empresa, ele já se convenceu de que sua marca é uma boa opção.

Por isso, se você vende calçados, por exemplo, nada melhor do que criar automações de e-mails que envie à persona novas coleções e lançamentos baseados na compra que ela já realizou.

Além disso, esse tipo de automação também serve para assinaturas e programas a longo prazo, fidelizando clientes e aumentando a base de consumidores.

3. Reaquecendo leads antigos  

Muitos gestores se questionam da eficiência dos e-mails, pois possuem uma base muito grande, mas com poucas conversões. Nesse caso duas coisas podem ter acontecido: grande parte dos leads estão em fases iniciais da jornada de compras ou sua base está com pouca segmentação, agregando usuários que não tem o perfil da marca.

Se o seu caso for a primeira hipótese, é possível reaquecer esses leads com automação. Talvez o momento em que o contato entrou na sua base, ele não estivesse pronto para fazer uma compra. Isso ocorre, principalmente, se o produto vendido tiver um ticket médio muito alto como uma viagem internacional, um carro e até uma casa.

Portanto, a dica é criar um lista de segmentação de leads que não engajam a 6 meses ou um ano e reenviar um e-mail com uma nova apresentação do seu produto ou serviço. Pode ser que em um novo momento, o usuário já esteja mais maduro ou tenha mais dinheiro para finalizar a compra.

4. Cupom de desconto 

O cupom de descontos é uma outra automação bem simples e que funciona muito bem. Esse tipo de ação pode ser automatizada tanto para novos leads, na busca da primeira conversão, quanto para antigos clientes, visando uma nova venda. Basta selecionar uma lista de contatos e enviar um código exclusivo para eles.

É importante que o código seja único para rastrear as vendas que vieram da automação.

O cupom também pode ser oferecido em troca da resposta de um questionário. Assim, o cliente terá um motivo para responder as perguntas e você terá uma base de dados importante para compreender melhor o seu público e suas expectativas.

Dica bônus 

Por fim, é importante que você crie uma automação de jornada de compras que consiga rastrear todas as possíveis ações de um contato. Nesse caso, é preciso pensar em materiais que atendam todo o funil de vendas — conteúdos de topo, meio e fundo de funil — e que realmente incentivem o lead a dar o próximo passo.

Portanto, percebemos que aumentar as vendas por meio de automação não é um bicho de sete cabeças. Ao implementar essas ações, é possível diminuir o número de tarefas manuais e manter o número de contatos ativos na sua base de e-mails.

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