Planejar e organizar eventos é uma atividade que requer muito conhecimento e prática. Por isso, todo organizador precisa estar atento às novidades e tendências, na busca da melhor experiência para os frequentadores de seu evento. Além de buscar conhecimento tradicional, por meio de faculdade e cursos teóricos, esses profissionais encontram nos livros parceiros importantes para essa construção do aprendizado.

Se você se interessou por este tema, confira nossa lista com os 10 livros que todo organizador de eventos deve ler!

1. Organização de Eventos – Teoria e Prática  

O livro de Maria Cecília Giancaglia oferece uma visão teórica sobre os eventos e analisa as vantagens e desvantagens ao contratar empresas terceirizadas para a organização de eventos, além de Ele também aborda e apresenta diferentes tipos de eventos e traz um passo a passo de como planejar um excelente evento.

2. Organização de eventos: procedimentos e técnicas   

Esse livro aborda a evolução dos eventos e sua contextualização no turismo atual. A autora, Marlene Matias, explica o surgimento do turismo de eventos e fala sobre os conceitos e estratégias para melhorar e desenvolver essa atividade.

3. Planejamento estratégico de eventos. Como organizar um plano estratégico para eventos   

Idealizado por Helio Afonso Braga de Paiva e Marcos Fava Neves, este livro apresenta um roteiro para estudo que explica o processo de planejamento estratégico de eventos, com exemplos fundamentados em teorias, e também mostra situações que facilitam o processo de planejamento estratégico em empresas de evento.

4. Organização de eventos – manual para planejamento e execução

No livro de Cleuza Gimenes Cesca, a autora aborda a organização de eventos e como esse bom planejamento consolida a imagem institucional e comercial de uma marca. Ela entende que é essencial que a prática de eventos seja exercida por profissionais vinculados à área de relações públicas, de modo que seja possível fazer escolhas mais acertadas para cada tipo de público.

5. Manual de organização de eventos. Planejamento e Operacionalização

Escrito por Luiz Carlos Zanella, o livro oferece dicas para a organização de eventos e ajuda o organizador a superar as expectativas dos participantes por meio de procedimentos e soluções práticas. Além disso, o conteúdo também aborda simulações de eventos sociais, esportivos, gastronômicos e comerciais.

6. Marketing de eventos. Como promover com sucesso eventos, festivais, convenções e exposições

O livro de Leonard H. Hoyle Júnior mostra como o marketing de eventos é importante para atingir seu mercado alvo oferecendo ferramentas que facilitam a execução do planejamento com a ajuda do marketing. Entre outros tópicos, a obra sugere a utilização de dinâmica de grupos, mídias eletrônicas e impressas, patrocínios e parcerias para alcançar o sucesso

7. Eventos: Planejamento, organização e mercados

Este livro é focado na estrutura básica do turismo e de eventos citando características típicas dessas áreas. Os autores Tony Rogers e Vanessa Martin abordam conceitos de marketing e explicam a organização de congressos e conferências com uma visão gerencial bem prática. Além disso, o livro dá dicas de negociação e mostra algumas tendências globais.

8. Administração de eventos

Outra boa sugestão é o livro de Alexandre Shigunov Neto e Viktor Shigunov que mostra que um evento vai muito além do seu período de duração. Os Jogos Olímpicos, por exemplo, duram apenas duas semanas, mas para organizadores e competidores a fase de preparo começa anos antes. Além disso, após da cerimônia, a organização deve fazer relatórios e organizar dados para continuar evoluindo. O livro retrata, então, como esses grandes empreendimentos precisam ser bem organizados para manter o alto padrão durante sua execução.

9. Fundamentos em técnicas de eventos

O livro de Lurdes Oliveira Dorta, Fundamentos em técnicas de eventos, discorre sobre as principais ações que devem ser realizadas em cada fase de um evento. São abordados aspectos conceituais e estruturais, que visam evitar efeitos negativos pela falta de planejamento, e a obra também discute o controle, a gestão e a avaliação com foco na satisfação do frequentador.

10. O Poder do Marketing de Exposições

Por último, mas não menos importante, sugerimos o livro de Barry Siskind. Esta obra é um guia teórico-prático para a execução de um evento perfeito. O conteúdo ressalta a importância de atingir metas e cumprir os objetivos traçados durante o planejamento, além de discutir os cálculos orçamentários e estabelecer formas de definir o público que será impactado com o acontecimento.

Gostou da nossa lista? Já leu algum desses livros ou tem outra sugestão? Deixe seu comentário no post e vamos enriquecer esse conteúdo.