Além dos eventos comerciais e orientados pelo setor de marketing, posicionar empresas e instituições como atores importantes em questões sociais e de saúde tem sido uma nova tendência de eventos em todo o mundo.

Geralmente, os eventos seguiam o mesmo padrão de beleza, de abordagem e de temáticas comerciais. Nos últimos anos, tem aumentado o número de eventos inclusivos no mercado.

O evento inclusivo

O evento inclusivo se refere à temática do evento, tem crescido o número de eventos que abordam sobre questões sociais, gêneros, sustentabilidade, saúde e qualidade de vida tendo a parceria com marcas importantes.
O evento também é inclusivo quando insere novos modelos que não seguem o mesmo padrão de beleza e de disposição.
Atualmente, as empresas focam em selecionar profissionais proativos e que atuem positivamente nas tarefas da empresa e que não fiquem apenas fazendo vitrine na borda do estande.

Variação de prestadores de serviços

Em eventos realizados no exterior, é comum a presença de profissionais com cabelos brancos fazendo parte da equipe. Apesar da idade, esses profissionais são valorizados por transmitir experiência, equilíbrio e segurança nas atividades.

Principalmente, em eventos de saúde e medicina, as ações sustentáveis e as experiências das pessoas têm sido cada vez mais valorizadas ao invés de somente contratar lindas modelos que pouco orientam os expectadores.

A inclusão de pessoas com necessidade especial trabalhando nos eventos também tem demonstrado um atual processo de transformação em feiras e eventos.

Novas ideias  

Tem sido comum empresas de moda, por exemplo, realizando ensaios fotográficos com pessoas consideradas acima do peso e com modelos deficientes para transmitir que a roupa serve para todos.

Trabalhar com esse novo perfil de profissional tem expandido as possibilidades para as pessoas e para as empresas.

Geralmente, as pessoas agarram a oportunidade e trabalham com maior dedicação apresentando muita desenvoltura e buscando trocar experiências de maneira positiva.

Pessoas com Síndrome de Down também estão sendo incluídas em equipes de trabalho e atendimento em feiras e eventos, projetando uma nova função profissional para essas pessoas.

Acolhimento

Quando as empresas patrocinam eventos que apoiam a diversidade de pessoas e temas, e quando os eventos se tornam mais receptivos para oferecer oportunidades para pessoas antes consideradas fora do padrão, além de beneficiar as pessoas o evento projeta positivamente as marcas e os convidados principais da organização.
A inclusão oferece oportunidades para os setores de recepção, credenciamento, entrega de material e informações para o público. Atualmente, a liberação das pessoas em determinadas áreas é feita através de tablet conectado na internet permitindo que a plataforma seja usada por qualquer pessoa sem dificuldades.

Conclusão

As empresas que ainda não se integraram ao conceito de eventos inclusivos podem encontrar novas oportunidades para as suas marcas e gerar oportunidades para as pessoas que buscam uma nova oportunidade de se sentirem incluídas na sociedade.

Dessa forma cria mais oportunidade de trabalho em eventos, as empresas não deveriam selecionar apenas para demonstrar que nas suas empresas existe inclusão ou para ter uma boa visibilidade social, mas manter essa atitude como parte da política corporativa.