Todo organizador de eventos sabe como é importante conseguir patrocinadores, mas nem sempre essa jornada é fácil. Uma das formas de capitalizar os eventos corporativos é contar com as feiras de negócios que possibilitam que os participantes conheçam as inovações do setor além de poderem fechar negócios na hora.

Ao conseguir patrocinadores para o seu evento, você atrai novos públicos, gera novos negócios, aumenta sua receita e diversifica o evento. Contudo, uma das grandes dificuldades dos organizadores é desenvolver um bom trabalho de prospecção e conseguir bons patrocínio.

5 dicas essenciais para conseguir patrocínio fácil para o seu evento

Os patrocínios podem ser vendidos como cotas de estande na feira e divulgação nos canais de comunicação. Mas antes de sair prospectando, veja algumas dicas.

1. Analise e escolha os parceiros certos 

Diante de uma infinidade de possibilidade de parceiros fica difícil definir quais são as melhores opções. Mas, antes de fechar uma lista, analise a empresa e veja se ela tem afinidade com o tipo de evento que você está promovendo.

Além disso, é preciso encontrar patrocinadores que entendam o valor do investimento. É claro, que você precisará fazer uma boa apresentação mostrando os benefícios e o Retorno Sobre o Investimento (ROI), mas se desde o início o patrocinador não acredita em você, é melhor optar por outras parcerias e evitar dor de cabeça.

Outro ponto a ser avaliado é a correspondência do público frequentador com o público de interesse do patrocinador. Deve haver uma similaridade de hábitos e interesses para que o participante da feira possa se interessar pelo produto ou serviço do patrocinador.

2. Busque marcas que se alinhem fortemente aos valores do seu evento    

Um evento agrupa várias marcas ao mesmo tempo, mas o grande erro dos organizadores é tentar captar patrocínio de empresas com valores totalmente diferentes. Para fazer boas escolhas, é preciso selecionar empresas que tenham os mesmos ideais que o seu.

Por exemplo, se o evento tem a proposta de ser inteiramente sustentável só busque empresas patrocinadoras que sejam abertamente sustentáveis e tenham atitudes práticas sobre isso. Caso você opte por uma empresa que não tenha essa bandeira — ou pior — que já tenha se envolvido em algum problema, o público entenderá que o evento está utilizando a causa apenas por oportunismo.

3. Passe uma previsão de retorno do investimento    

O ROI ou Retorno sobre o Investimento é uma métrica importante que deve ser passada para os investidores. É inviável conseguir um bom patrocínio sem que a marca saiba quais os possíveis benefícios daquele investimento.

Por isso, use dados de outros eventos organizados por você e faça previsões claras e sinceras. De nada adianta supervalorizar o evento e depois o patrocinador ter prejuízos com o investimento. Isso fará com que a sua organização perca toda a credibilidade.

4. Ofereça uma solução para metrificar os resultados     

Um bom profissional de eventos deve utilizar metodologias e métricas que possam mostrar o resultado de cada ação. Assim, é importante investir em plataformas e programas que tenham credibilidade e possam ajudar na exibição e armazenamento dos dados.

Uma opção é criar um aplicativo para o evento e armazenar ali todas as informações. Depois, será mais fácil analisar esses dados e mostrá-los para patrocinadores e expositores.

5. Ofereça benefícios além do acordado 

Normalmente, os patrocínios em evento referem-se à entrega de muitos leads e vendas. Mas, para se destacar, ofereça ideias e benefícios que vão além do acordado em contrato. Coloque o nome do patrocinador em banners, aplicativo, postagens do blog e promoções especiais. Além disso, estimule os participantes a usar hashtags especiais e coloque o patrocinador em evidência também.

Depois dessas dicas ficou muito mais fácil conquistar patrocínios para o seu evento, não é mesmo? Se você tem alguma dica ou comentário sobre esse tema, deixe seu comentário no post e vamos enriquecer essa discussão.