O investimento em eventos é uma das estratégias mais importantes para uma empresa garantir que esteja sempre atualizada em relação às novidades do mercado, como as tecnologias mais modernas.

Toda empresa deve investir em eventos, sejam eventos realizados pela própria empresa ou por terceiros, com o intuito de reunir profissionais de áreas diversas, de compartilhar o conhecimento apresentado por cada um deles, de criar novas parcerias e de consolidar a sua marca no mercado.

Por que investir em eventos próprios?

No cenário atual, há uma grande quantidade de empresas que está optando por investir fortemente nos seus eventos próprios, e não somente em participar de eventos organizados por instituições maiores, o que aumenta significativamente as possibilidades e vantagens para essas empresas.

Com essa iniciativa, a cultura de eventos está solidificando-se cada vez mais dentro das empresas e o investimento em recursos voltados para a organização dos eventos está aumentando gradativamente, bem como o turismo de negócios em nosso país.

Para exemplificar um caso de sucesso, a empresa de marketing digital Resultados Digitais tem organizado desde 2013 o evento RD Summit, realizado em Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

O evento tornou-se rapidamente uma referência na área de marketing, representando um espaço para a troca de experiências e para a criação de novas parcerias, garantindo à empresa organizadora grande visibilidade e reconhecimento nesse mercado.

É importante lembrar que quando uma empresa de uma área específica se torna referência nesse segmento por meio dos seus eventos, isso traz vantagens para todos os envolvidos, particularmente para os clientes, que passam a ter mais espaços para a troca de experiências e ideias.

Além disso, o investimento em eventos próprios traz também a possibilidade de novas parcerias, já que possivelmente outras empresas entrarão em contato com você para que sejam feitas parcerias em eventos, aumentando a sua visibilidade no mercado e a confiança na sua empresa.

É claro que o investimento em eventos próprios exige muito trabalho e dedicação, além da disponibilidade de recursos para isso, mas os resultados com certeza compensarão todo esse investimento e trarão diversos benefícios para a sua empresa.

Ademais, a experiência acumulada em cada evento realizado pela sua empresa, o aprendizado adquirido com os erros e acertos e as novas parcerias certamente tornarão esse processo de planejamento e organização dos seus eventos cada vez mais fácil e rápido para você e sua empresa.

Por meio dos eventos, os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa ficarão em evidência e passarão a ser reconhecidos no mercado. Invista para que os seus eventos sejam espaços para a troca de experiências e para a construção de relacionamentos, o que com certeza vai chamar muito a atenção dos seus clientes.

Vale a pena investir em eventos de terceiros? 

Você pode começar participando de eventos organizados por instituições maiores, como um parceiro dessas empresas, e, aos poucos, conforme for adquirindo mais experiência e confiança, partir para a realização dos seus próprios eventos.

Participar de eventos externos é uma boa oportunidade para você observar e aprender com as experiências das outras instituições, e, ao mesmo tempo, ir consolidando a sua marca no mercado. Toda essa vivência adquirida por meio da participação em eventos de terceiros seguramente contribuirá para que em um futuro muito próximo você possa realizar os seus próprios eventos e se tornar uma importante referência no seu segmento.

Portanto, se você ainda tinha alguma dúvida sobre valer ou não a pena investir em eventos, não perca mais tempo pensando nisso e comece agora a planejar os seus próximos eventos, pois há muitas empresas que já perceberam isso e você não pode ficar para trás!