Quando o assunto é evento, é essencial gerar expectativas. Essa estratégia ajuda a engajar o público e ampliar o envolvimento dele em torno do acontecimento. Para que o marketing de expectativa funcione, produtores e organizadores devem estar familiarizados com esse conceito para aproveitar essa oportunidade.

A expectativa é construída gradualmente por meio do envolvimento emocional. Assim, no caso do marketing de expectativa, ela começa quando o participante faz sua inscrição no evento e passa a receber conteúdos exclusivos e lembretes de que a data se aproxima.

Quer entender melhor sobre este assunto? Então, continue com a gente!

5 formas de utilizar o marketing de expectativa para engajar o público

Grandes eventos precisam de uma estratégia de marketing robusta para divulgar o acontecimento, promover mais inscrições e gerar expectativas. A expectativa é uma grande vontade de alcançar algo, aguardando o momento certo para essa realização. Para a organização, é importante que os participantes tenham esse sentimento, pois ele aumenta o buzz em torno do evento e mantém um relacionamento positivo.

Confira alguns meios de utilizar o marketing de expectativa.

1. Crie estratégias que estreitam o relacionamento 

Assim como uma festa, um evento corporativo gera uma ansiedade. Portanto, o marketing de expectativa deve aguçar a curiosidade dos participantes e promover surpresas durante o período de organização.

Para isso pense em estratégias que ressaltem seus diferenciais e identifique os 3 elementos fundamentais:

  1. Público-alvo;
  2. canais de divulgação;
  3. programação do evento.

Ao definir esses elementos, é possível estabelecer metas de desenvolvimento para cada item e colocá-las em prática no período que antecede o evento. Nessa fase, é importante ser criativo, pensar fora da caixa e inovar, na expectativa de surpreender o público e fazer algo que gere repercussão positiva.

2. Compreenda seu evento 

Depois de delimitar com quem se comunicar e como fazer isso, é importante estudar o escopo do projeto e identificar o que gera uma maior expectativa no público. Por exemplo, se o seu evento tiver a presença de uma grande personalidade reconhecida pelo setor, trabalhe o anúncio deste nome da melhor forma possível, faça um suspense e depois confirme a participação.

Caso o evento não conte com nenhum nome de peso, uma atividade inovadora também pode gerar uma expectativa positiva. Por exemplo, se sua feira for de negócios, um stand com consultorias gratuitas pode gerar grande expectativa entre os presentes.

3. Promova o evento em fases: 

Como já dissemos, esse pré-evento deve ser feito de modo que as pessoas fiquem ansiosas e engajem com o acontecimento. Assim, é preciso segmentar as fases de divulgação.

  • Crie anúncios específicos para abertura de cada lote;
  • publique fotos e vídeos dos eventos anteriores;
  • divulgue depoimentos de participantes de outras edições;
  • faça vídeos de palestrantes convidados as pessoas;
  • mostre o mapa do evento e dê um spoiler da programação completa;
  • sorteie ingressos;
  • faça contagem regressiva.
  • Use e abuse das redes sociais
  • Inove e crie um ambiente diferenciado

Agora que você já sabe como o marketing de expectativas é importante para um evento, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais e trocar experiências com outros organizadores?

Essas ações vão ajudar no engajamento e na lembrança de que o evento se aproxima. As redes sociais são os melhores canais para implementar a estratégia de marketing de expectativa. Nesses meios é mais fácil viralizar e conseguir um alto número de visualizações e compartilhamentos. Por isso, aloque verbas específicas para essas redes, pois elas podem aumentar o número de inscrição, bem como o buzz positivo sobre o evento. Inovar também é uma forma de aumentar a expectativa para o seu evento. Desenvolver um aplicativo é uma excelente maneira de manter o contato com o público participante e ter um local exclusivo para agrupar as informações. Você pode, por exemplo, disponibilizar um QR Code que dará acesso ao aplicativo.

Além disso, durante o evento, também é importante estimular esse engajamento. Crie ambientes diferenciados no evento, invista em stands interativos e dê visibilidade às novidades. Dessa forma, os usuários ficarão impressionados e vão compartilhar nas redes sociais, em tempo real, fotos e vídeos. Uma dica é criar um Instagram exclusivo para o evento e uma hashtag única, possibilitando o agrupamento de todas as postagens realizadas.