Lembramos que o setor de eventos passa por um momento de transição na abordagem da temática, no uso das tecnologias de informação e no planejamento.

Atualmente, informação é poder e conhecimento aplicado pode aprimorar o processo de qualificação e posicionamento de um projeto de evento.

A informação também envolve os dados dos visitantes, colaboradores, apoiadores e expositores. Além do cadastro realizado no site oficial do evento, os organizadores também podem usar formulários para contatos pós-evento.

Contato pós-evento 

Para comprovar o sucesso do evento, o organizador precisa levantar e organizar um determinado volume de dados e informações precisas para dimensionar o seu público e mantê-lo em contato.

Essa iniciativa ajuda a avaliar a percepção do público e o legado cultural, social e comercial que o evento gerou.

O contato pós-evento pode ser realizado via e-mail, telefone, whatsapp ou através de um formulário online.

Esse formulário online pode ter o formato de uma enquete ou de um questionário com perguntas fechadas e abertas.

O questionário

Lembramos que o questionário, além de solicitar os dados do visitante e dados de contato, pode ser composto por perguntas fechadas para as quais o visitante responde “sim” ou “não” ou por perguntas abertas, através das quais o visitante pode elaborar uma resposta curta e discursiva.

Vale ressaltar que o questionário não pode ser muito longo, ele deve ser objetivo e abordar perguntas referentes somente ao evento, ao tema do evento e as experiências desenvolvidas.

A enquete

No contato pós-evento, a empresa organizadora pode também realizar enquetes para serem veiculadas durante a realização do evento e depois da realização do mesmo evento como forma de medir a satisfação dos visitantes e colaboradores.

Para ter esse resultado, a escolha do modelo de enquete certo é fundamental. Pois, comumente obter um baixo índice de respostas ocorre quando não fazemos um bom trabalho.

Lembramos que a enquete pode apresentar de duas a quatro perguntas e apresentar resultado através de percentual.

Respostas com notas de 1 a 5 

As perguntas da enquete podem solicitar notas de 1 a 5 sobre determinados pontos da qualidade e acessibilidade do evento. Dessa forma modelo de enquete para eventos abordam sobre as perguntas que exigem do participante uma nota.

Solicite a avaliação dos itens mais importantes do evento.

Quando falamos sobre os objetivos do evento, devemos listar as prioridades que podem ser avaliadas por meio de uma enquete enviada para os participantes e colaboradores.

A avaliação pode ser solicitada para as palestras, para as áreas de degustação, serviços, entre outras áreas do evento.

Analise as respostas

Independente se as respostas são discursivas, fechadas ou calculadas por percentual, é importante avaliar e estudar as respostas de forma direcionada e, posteriormente, utilizar essas informações para aperfeiçoar os futuros projetos de eventos.

Conclusão 

A pesquisa e o contato pós-evento pode ajudar a manter proximidade com clientes, colaboradores e visitantes. Ajuda a manter estudos sobre o volume de contatos e a força de presença do evento junto ao público.