Cada dia que passa o marketing vai se transformando. Começou com a propaganda de oferta de produtos de vendas, passou a se comunicar via mídias sociais, trazendo vídeos, entrevistas, análises de relatórios e uma série de outras informações a fim de abocanhar um pedacinho maior de mercado.
Porém o foco atual do marketing mudou. Não que as vendas não sejam importantes, mas como se fazer as vendas. Sim! Agora, mais importante do que redirecionar o cliente para uma página de vendas ou para uma central de telemarketing, o boom do momento é entender o
que o cliente quer comprar.
Entender o que o cliente quer comprar se chama Marketing de Engajamento, onde o cliente está em primeiro lugar, antes mesmo da venda. Isso porque para vender seja um produto ou serviço, primeiro você precisa estabelecer alguns critérios com o cliente como uma forma de convencimento. Neste momento você precisa estabelecer relações de confiança com seu cliente, sua comunicação deve ser forte com ele, deve existir uma troca de valor, um relacionamento consistente e, principalmente, ter uma visão de longo prazo.
Vamos dar 10 dicas para que seu trabalho esteja engajado com as necessidades do seu cliente.
1 – Você não somente encanta, você conquista seu cliente!
Quando você encanta, você mostra ao seu cliente algo que parece ser de valor para ele, ele então sente a necessidade de comprar. Caso aquele encantamento não seja revertido em venda naquele momento, você acaba perdendo a sua venda. Agora, pense no marketing de engajamento como forma de oferecer ao seu cliente o melhor produto/serviço através da sua necessidade. Aí sim suas vendas vão emplacar. Isso porque além de encantar com um produto de ponta, você ainda o conquistou através do entendimento das suas necessidades. Uma forma de você identificar as necessidades dos seus clientes, é através de pesquisas, entendendo seu perfil de consumo. Seja através de perguntas fechadas como através de perguntas abertas para que eles se sintam livres para expressar seus interesses.
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2 – Redefina sua estratégia de conteúdo
Não adianta você produzir zilhões de conteúdos sem ter uma estratégia definida sobre ele. Você vai gastar tempo e dinheiro em algo que não vai te levar a lugar nenhum. Por isso, após receber a pesquisa do seu público alvo, você pode começar a definir a estratégia e como o conteúdo deve chegar até ele. Para que aquele texto seja sugestivo e aguce as necessidades de quem está lendo. Se o conteúdo tem a cara do leitor, ele vai se sentir impelido a comprar o que está vendendo com maior facilidade. Nesse planejamento, você já vai poder fazer coisas que estavam em sua rotina, mas que ainda não estavam claras, como por exemplo, utilização das palavras-chave de forma correta para impulsionar suas vendas.
Prove para seu público alvo que o que está vendendo é melhor. Faça posts orientados por dados para justificar a venda do produto. Quando isso acontece, você como empresa passa mais credibilidade e seu cliente adere mais fácil à sua campanha.
Um título bem pensado muda todo o conceito. É como aquela foto de um prato de restaurante na hora que você sente fome. Se o prato estiver bem produzido, com cores vivas ele vai se passar como apetitoso. Você com fome se sente impelido a consumir, certo? É isso o que você precisa fazer com o seu título. Torne ele apetitoso para o seu cliente.
Encontre formas de se conectar com as pessoas. Sentimentos, lições do dia a dia, coisas que são rotineiras para elas. Algo que faça ela entender que você enquanto empresa, assim como ela tem algo em comum.
3 – Crie mapas de conteúdo
Seu mapa de conteúdo vai te ajudar a ver se continua trilhando pelo caminho do sucesso nas vendas ou não.
Faça perguntas para você mesmo para entender se aquilo que está fornecendo como conteúdo está de acordo com a sua estratégia estabelecida, como por exemplo, se a mensagem que está passando está clara a ponto de fazer seu cliente entender o ponto chave da comunicação que está trazendo para ele.
Um mapeamento de conceito onde as idéias e os conceitos são reproduzidos através de uma imagem gráfica também podem te ajudar a continuar trazendo conteúdos relevantes ao seu público alvo.
4 – Mantenha seu fluxo de trabalho flexível
Para qualquer planejamento, o ideal é que você tenha sempre uma gordura em tempo para a produção do conteúdo. Assim com os temas aprovados, você vai poder pensar com calma e pesquisar o que vai oferecer e, com certeza, seu conteúdo vai ter muito mais qualidade.
Dentro de sua equipe, estabeleça quais responsabilidades cada um deve ter, com começo meio e fim. Você também pode providenciar para algumas respostas repetidas, templates pré definidos a fim de otimizar o tempo de resposta a seus clientes.
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