Uma das tendências do marketing digital para o novo ano é continuar investindo em SEO. O Google está sempre atualizando seu algoritmo e se tornando uma ferramenta mais robusta, utilizando técnicas de inteligência artificial e compreensão semântica de conteúdo.

Por isso, se você quer entender melhor sobre o SEO em 2020, confira esse texto com as principais técnicas!

1. Utilize os fatores E-A-T  

O que o Google busca em sites, ao longo dos anos, são itens que qualificam os conteúdos e os façam merecer as primeiras posições do buscador. No início, o sistema validava as páginas pelo número de backlinks que ela recebia na correspondência de palavra-chave.

Hoje, o buscador determina o que é essencial:

  • Expertise (conhecimento);
  • Authoritaveness (autoridade);
  • Trustworthiness (confiabilidade).

Assim, os fatores E-A-T são as diretrizes norteadoras do SEO em 2020. A plataforma tem priorizado páginas com conteúdos completos. Dessa forma, é importante buscar parcerias especializadas, caso você não tenha domínio total do assunto, e construir conteúdos cada vez mais completos e confiáveis.

2. Pense em uma experiência completa  

Qual é a missão do Google? Oferecer de forma rápida e precisa a melhor resposta para o usuário. Portanto, o buscador não está preocupado com o número de acessos de um site. Na verdade, ele quer encontrar ferramentas que sejam eficientes para entregar o melhor resultado ao seu público em um menor tempo.

Assim, uma das tendências de SEO em 2020 são os knowledge graph, featured sinppets e rich answers, chamados de “resultado zero”. Esses recursos podem ser listas, parágrafos ou tabelas que aparecem no topo da página sem que o usuário precise clicar no site para ver a informação.

De fato, essas mudanças diminuem o número de cliques em uma página, por isso, gerar tráfego para o site não deve ser o principal objetivo para as marcas em 2020. Percebe-se que cada vez mais é preciso ter uma visão ampla da experiência do usuário, para transformar a marca em uma referência para os consumidores, e, consequentemente, melhorar as vendas.

3. Invista no Google Meu Negócio  

Sua marca já está no Google Meu Negócio? Ela está bem estruturada? Essa funcionalidade já existe desde 2014, mas sua relevância foi crescendo ao longo dos anos. O Google entende que para o usuário é mais vantajoso quando ele faz uma busca e não precisa sair da página para encontrar a informação.

Por isso, se todas as informações estiverem completas no Google Meu Negócio — como endereço, horário de funcionamento e avaliações — o usuário ficará feliz por ter encontrado de forma rápida o que precisava. Portanto, a partir de 2020 é importante trabalhar com o Google Meu Negócio como um microssite, criando conteúdos e promoções exclusivas para esse canal.

À primeira vista pode parecer contraditório não levar usuários ao seu site, mas se o seu Google Meu Negócio estiver completo, o usuário já se tornará um cliente com poucas informações. Afinal, ele já conseguiu chegar ao seu restaurante, comprar ingressos ou fazer reservas com poucos cliques.

4. Prepare-se para buscas visuais  

A máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras nunca fez tanto sentido na internet. Com a quantidade de informações disponíveis, as pessoas começaram a preferir conteúdos de consumo fácil e rápido.

Dessa forma, imagens e vídeos têm ganhado mais destaque frente aos outros tipos de conteúdos. Por isso, ao realizar alguma busca no Google, já é possível encontrar imagens e até vídeos como melhores opções de resultado. Portanto, lembre-se de inserir o texto alternativo (tag alt), o título da imagem (title tag) e a legenda nas fotos do seu blog.

5. Entenda as intenções de busca  

Com o uso da inteligência artificial, já é possível que o Google reconheça sinônimos e nuances da linguagem. O algoritmo evoluiu e consegue identificar a intenção de busca dos usuários graças a ajuda do BERT lançado em 2019. Esse sistema utiliza a inteligência artificial para compreender a semântica da linguagem humana em toda sua complexidade, reconhecendo sinônimos, padrões, sentidos e contextos.

Portanto, o SEO em 2020 está ressignificando o uso das palavras-chave com a inteligência artificial, dando novas atribuições ao uso de imagens e vídeos e validando conteúdos de qualidade, que entregam com objetividade e clareza o que o usuário precisa.

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Agora que você já viu algumas dicas de como ter uma boa nota no PageSpeed, que tal ler algumas dicas para melhorar a sua conversão em 2020?
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