E se fosse possível vender mais com uma boa estratégia de marketing digital?
E o melhor: com custo zero. Veja como o seu negócio pode ser impulsionado essas dicas de marketing!

A internet pode ser uma vantagem real para o seu negócio.

Marketing para micro e pequenas empresas é chave para o seu sucesso. E você não precisa de nenhum investimento para entender o mercado, aprender marketing digital e começar a aplicar técnicas simples e efetivas. Basta você dispor algum tempo e esforço. Acredite, cada minuto valerá a pena. Todo dia surgem novas oportunidades para o seu negócio na internet.

No começo você terá muitas dúvidas como:

  • Por que sua empresa precisa fazer marketing no Facebook?

  • Como capitalizar o tráfego do meu site?

  • Como monetizar contatos da internet?

  • Como medir o que realmente funciona?

  • O que é CRM e por que é importante?

A tecnologia mudou o mundo. Antes, pequenas empresas concorriam com as grandes. Agora o jogo virou. As grandes concorrem com milhares de pequenas empresas com voz pela internet. Isso mudou tudo. No entanto, é vital que você também não tente bater de frente com gigantes pela internet. Elas possuem grandes times e espaços em sites e outros meios digitais muito populares.

A Internet deve se tornar um aliado do seu negócio hoje, amanhã e sempre. Mas para isso, é preciso sempre se atualizar, tentar entender como funcionam essas tecnologias e buscar as melhores práticas. Por isso, nós temos uma dica e um convite que vai te gerar uma economia de 25% para aprender sobre marketing digital no maior evento do gênero da América Latina: clique aqui para saiba mais!

Assim, é possível esquecer a crise e focar nos desafios de hoje, utilizando a tecnologia para fazer mais com menos.

Tenho certeza que essas dicas de marketing para micro e pequenas empresas ajudarão o seu negócio a conquistar mais clientes e vendas.

Boa leitura!

Dicas de marketing para micro e pequenas empresas.

Como utilizar estratégias de marketing online para a sua pequena empresa? É possível atuando sozinho? Esta é uma dúvida para muitos empreendedores, afinal, são milhares de ferramentas disponíveis. E dominar o marketing para micro e pequenas empresas não é fácil.

Os recursos são mais limitados e a margem para erros é bem menor. Esse é o fator que torna a internet a solução econômica e eficiente para micro e pequenas empresas que querem aumentar a visibilidade do seu negócio.

Se quiser aprender todas as estratégias de marketing além do digital, acesse o nosso Guia Completo de Marketing.

Dica 1: Pesquise as oportunidades

Descubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto.

A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão. Essas ferramentas podem inclusive ajudá-lo a criar novos produtos.

Sabendo disso, não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa e terá um embasamento seguro para a tomada de decisão.

Neste outro post, nós compartilhamos algumas ferramentas grátis de marketing digital.

Dica 2: Construa sua presença online

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Considere criar um site urgente!

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores.

Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

Dica 3: Faça um plano de marketing prático

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Considere criar um site urgente!

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores.

Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra

Dica 4: Consolide a sua marca no mercado potencial

Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala, é importante que você se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região.

Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras páginas que não só através da sua própria, para que seu público chegue mais facilmente até ela.

Ter o seu perfil linkado a outros nomes reconhecidos, por exemplo, passa confiança e credibilidade à sua marca.

Dica 5: Venda benefícios, não apenas produtos

Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é essencial que ele tenha um bom atendimento durante e após a venda.

A impressão que um cliente leva é tão importante quanto quanto à satisfação dele com produto em si.

Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias.

Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade online.

Dica 6: Calcule o retorno do marketing

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina com exatidão quem é o seu público e qual o efeito esperado.

Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Dica 7: Tome cuidado com o desconhecimento!

O que afasta muitos micro e pequenos empresários da internet é a falta de informações sobre como funciona o marketing digital.

Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas.

Não deixe de dedicar algumas horas do seu tempo para isso. Certamente você verá os resultados no futuro!

Blog JASF traz toda sua expertise em outras matérias interessantes sobre o assunto para que você possa se manter sempre atualizado. Continue lendo!

Mais 13 dicas rápidas e práticas de marketing para micro e pequenas empresas:

  1. Continue estudando mais dicas de marketing para micro pequenas empresas;
  2. Trace um planejamento de marketing digital;
  3. Posicione-se na internet diferente de todos os seus concorrentes;
  4. Invista pelo menos 1h por dia acompanhando e otimizando o seu marketing digital;
  5. Crie um site com blog e redes sociais voltado para vendas com uma rotina semanal de atualização;
  6. Trabalhe duro e goste de usar a internet para o seu negócio (trata-se de uma construção contínua e às vezes demorada);
  7. Não centralize seu marketing no escritório. Utilize o seu smartphone para gravar vídeos, fazer transmissões ao vivo, postar fotos e fomentar a sua comunicação;
  8. Conheça o seu público-alvo de verdade (o que ele pensa, sites que acessa, o que faz quando não está comprando algo da minha empresa);
  9. Defina objetivos práticos de marketing digital (quantos seguidores em quanto tempo, quantos acessos em cada página, quantas vendas precisa fazer para justificar o investimento);
  10. Organize e unifique a sua comunicação (é muito comum falar uma coisa em cada mídia online);
  11. Dê voz ao seu público com pesquisas e leve em consideração cada opinião;
  12. Preze pela qualidade máxima e transparência (mentir na internet nunca é uma boa ideia para empresas de todos os tamanhos);
  13. Transforme desafios em oportunidades sendo criativo.

Dica Bônus: Inbound marketing para micro e pequenas empresas

Nele, em vez de empurrar anúncios que muitas vezes não obtém sucesso, sua empresa cria conteúdos como vídeos, posts de blog e outras mídias com grande capacidade de atração. Assim, os seus clientes vêm até você de forma espontânea.

Conteúdos certamente são uma ótima forma de criar e fortalecer a presença on-line. O chamado Marketing de Conteúdo pode ser utilizado para a marca prestar uma informação útil ao seu público-alvo, como já fazem diversos players. Outra prática comum é ajudar os internautas em problemas específicos, que a empresa pode resolver. É uma forma de criar autoridade em determinado segmento.

Para uma empresa com orçamento de marketing reduzido, o bom posicionamento e presença on-line pode ser a forma de competir com os grandes.  E já existem diversos serviços especializados em criar conteúdo corporativo, como a Redaweb, Rock Content, Gummy e outras. Esse tipo de serviço ajuda os empreendedores que não têm braço para a produção de conteúdo.

Conheça mais sobre inbound marketing e como ele pode ajudar sua empresa a crescer mais utilizando automação de marketing. Clique aqui para conhecer a Metodologia de Inbound Marketing.

Como escolher uma empresa de marketing?

Uma empresa de marketing digital especializada ajudará você a traçar as melhores estratégias e principalmente a executá-las. Isso economiza muito tempo e recursos do seu negócio que não precisará contar com um grande setor de marketing local para a operacionalizar e monitorar as estratégias de marketing. Além disso, terceirizar o marketing traz um novo ponto de vista de alguém inserido em vários mercados.

Mas como escolher uma boa empresa de marketing? A primeira dica é não levar em consideração apenas o valor cobrado pelo serviço. O barato, nesse mercado, pode custar caro. Então, veja as características das melhores agências de marketing para não errar nessa decisão e acabar desperdiçando dinheiro:

  • Peça para visualizar os últimos relatórios de resultados dos seus clientes (marketing digital é construído com ROI e não métricas de vaidade)
  • Avalie o tempo que a empresa de marketing tem no mercado
  • Converse com pelo menos um dos seus clientes ativos com mais de um ano de contrato
  • Visite o escritório de marketing se ele estiver perto da sua cidade
  • Solicite um contrato pequeno inicial de consultoria e planejamento, depois aumente o contrato se a empresa de marketing mostrar-se efetiva

Conclusão sobre o Marketing para Micro e Pequenas Empresas

Continue aprendendo e crescendo no marketing digital.

A internet é uma arma poderosíssima, mesmo em tempos de crise. Hoje, existem 168 milhões de smartphones com acesso à internet. Isso significa que quase com certeza o seu público está online e disponível para um relacionamento com sua empresa. Para isso, você precisa estar na internet, no lugar certo, com a mensagem certa e a solução certa.

É muito importante conhecer as ferramentas, ter tempo para planejamento e execução das ações. Neste contexto, entram as agências digitais. Aliadas para as companhias aumentarem a credibilidade, fortalecer a marca e vender mais na web. Ao contratar uma agência, você delega a comunicação da sua empresa para um especialista. Assim, você foca apenas em crescer a operação do seu negócio. E essa é uma boa ideia não é mesmo?

Caso isso ainda não seja possível, continue estudando. Vou deixar uma série de links abaixo para você aprofundar o seu conhecimento sobre marketing para micro e pequenas empresas:

Se você gostou dessas dicas de marketing para micro e pequenas empresas, deixe o seu comentário logo abaixo. Assim posso tirar suas dúvidas e continuar ajudando sua empresa a se desenvolver. Ah, e aproveite para complementar a leitura com nosso e-book gratuito de marketing digital passo a passo.

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Fonte: ODIG

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