Você já parou para pensar como gostaria de ser atendido ao entrar em contato com uma empresa? Pois é, muitos clientes já pensaram e, hoje em dia, a interação com a empresa se tornou primordial. A rapidez com que as informações são passadas e repassadas na internet e a busca constante pelo melhor atendimento, está criando um novo conceito na vida das empresas.

Então já que a pauta é interação, vamos entender como anda a vida do brasileiro? Segundo pesquisa realizada pelo Global Digital em 2018, os brasileiros gastam cerca de 9h do seu tempo na internet. Dessas 9h, 4h21 aproximadamente através de dispositivos móveis. É o terceiro país que mais consome conteúdo da internet no mundo. Em contrapartida, um usuário médio global gasta aproximadamente 6h na internet.

Já nas redes sociais, nós utilizamos cerca de 3h30 por dia. Um número bem expressivo de consumo.

Por esse motivo, as empresas visando constante melhoria em seus processos e até mesmo querendo abocanhar um pedaço maior da pizza em vendas, estão adotando a sistemas de interação para que este usuário esteja sempre no radar.

Como melhorar essa interação?

Existem várias formas de interação, vamos falar de algumas que vem trazendo resultados significativos na empresa, através de um bom planejamento e monitoramento das ações.

1. CRM – Customer Relationship Management

A ferramenta de CRM, em português gestão de relacionamento com o cliente é uma das principais ferramentas para que você tenha um bom relacionamento com o seu cliente. Isso porque ela serve como um banco de dados, onde você armazena todas as informações possíveis do cliente, podendo através de sua leitura, identificar demandas, preferências e até mesmo necessidades e perfis de consumo. Se seu objetivo enquanto empresa é criar um relacionamento forte e consistente com seu cliente, vale a pena investir em CRM.

2. Chat online

Seu cliente entra em seu site e necessita de mais informações sobre determinado ou produto. Quando você tem um chat online, um consultor vai estar sempre pronto para responder suas dúvidas. Esse atendimento é crucial, porque através desse atendimento online, o cliente pode até mesmo se sentir impelido a comprar de forma imediata, caso o seu site também esteja programado para ser um ecommerce.

E ele não serve apenas para que seu cliente compre produtos, mas também, para resolver algum tipo de insatisfação do cliente que também é importante.

Muitas empresas utilizam consultores mesmo para esse tipo de atendimento, mas também possuem o atendimento robotizado, onde existem respostas padrão para alguns questionamentos e o cliente pode ser atendido 24h por dia.

3. Whatsapp

Todo mundo concorda que o brasileiro e o whatsapp viraram um caso de amor. Todas as conversar que antes era realizadas por telefone, agora são realizadas via whastapp. As empresas enxergando este aplicativo como uma ferramenta poderosa de interação, passaram a utilizar esse recurso como forma de efetivar vendas, enviar contratos, fazer contato direto com o cliente a fim de resolver algum problema e até mesmo tirar dúvidas sobre produto ou serviço.

Muitas empresas estão utilizando esse recurso que a cada dia que passa tem mais aderência.

4. Redes Sociais

As redes sociais provocaram um boom na vida dos brasileiros. Lembra das 3h30 acessando conteúdo via redes sociais? Pois é. Agora as empresas possuem especialistas em mídias e que fazem todo um planejamento para divulgação de marca, venda direta de produtos, atendimento para reclamações. As redes sociais mais utilizadas são o Facebook e Instagram, mas o Linkedin está ganhando peso nos dias de hoje e, mais do que apenas relacionamento profissional, entenderam que este aplicativo era uma das formas mais interessantes de se negociar produtos e serviços. Apesar de não ser um aplicativo de vendas diretas, ele possui uma grande credibilidade no mercado e atua através de conteúdos consistentes que fazem com que o internauta sinta interesse em conhecer mais sobre a página em questão, o que pode gerar mais interações e até mesmo à conclusão de uma venda.

5. Marketing de Relacionamento

Em todos os outros 4 pontos, estamos falando do marketing de relacionamento, porém, neste momento vamos falar dele como um meio expressivo de melhorar sua interação. Como o marketing de relacionamento é voltado diretamente para o bem estar do cliente, ele como o objeto central de uma organização, a comunicação feita por ele também tem um apelo emocional que fecha todo esse ciclo fazendo com que o cliente veja a sua empresa com maior credibilidade e transparência, impelindo-o a sempre voltar para comprar.

O relacionamento estabelecido pela estratégia de marketing, faz com que o cliente se sinta seguro ao comprar pela empresa entendendo que qualquer problema que tenha pode ser solucionado porque existe efetivamente um suporte por trás. Ou então, sabe que seu questionamento vai ser bem atendido e respondido de forma eficaz e eficiente, seguindo sempre os melhores padrões de qualidade.

Agora que você conhece um pouco mais algumas ferramentas que podem te ajudar a interagir de forma satisfatória com seus clientes, leve isso em pauta de uma reunião, utilize as melhores ferramentas para os seus negócios e boas vendas!!
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