O Marketing de Conteúdo atende uma série de interesses: gerar autoridade, conhecimento de marca, atrair atenção para um produto específico, dentre outros.

O principal deles, porém, ainda é a geração de demandas para produtos e serviços para uma empresa, trazendo oportunidades de negócios através de conteúdo envolvente e útil. Para isto, é  essencial que as organizações tenham foco na conversão de visitantes em leads.

Calma! Nós não faremos nossos leitores usar capacetes ultrassônicos para lavagem cerebral! A geração de leads é um processo que envolve o trabalho de diversos profissionais, muita estratégia de conteúdo  e paciência.

Um cliente qualificado, afinal de contas, não se conquista da noite para o dia! Para ajudar você a entender melhor o processo de geração de leads, trouxemos algumas das melhores e mais criativas estratégias para a conquista de potenciais clientes.

Confira nossa lista!

Você sabe o que é um lead?

Um lead é uma pessoa que demonstra algum tipo de interesse em um produto ou serviço de sua organização. E é bem melhor abordar potenciais clientes interessados do que enfrentá-los com ligações intrusivas, não é mesmo?

A proposta dos leads é interessante porque trata a abordagem com o cliente a partir da  resolução de um problema que ele tenha, estabelecendo uma comunicação mais aberta entre o potencial comprador e o vendedor.

E por que você deveria se importar com a geração de leads?

Dê uma breve olhada no portal de notícias que você acompanha. A página está repleta de anúncios, certo? Pense na concorrência que os publicitários responsáveis por estes anúncios têm, já que um simples bloqueador pode deixar o usuário livre para aproveitar somente o conteúdo do site.

Os meios de comunicação tradicionais, tais como a TV e o rádio, também passaram a sofrer com esta lógica, já que alguns cliques nos permitem a troca de canal ou o abandono da programação por algo mais dinâmico na internet. Com tantas informações em mãos, os consumidores têm maior poder de pesquisa, decisão por conta própria e de ignorar o que não desejam ouvir.

A geração de leads é uma das formas mais eficientes para estabelecer relacionamentos duradouros com clientes. Com a produção estratégica de conteúdo relevante em sites e blogs, empresas entregam aos seus potenciais consumidores o que eles realmente precisam, despertando interesse.

1 – Realize concursos criativos!

Promover um concurso pode ser extremamente benéfico para sua empresa: além de envolver as pessoas em competições e desafios, esta oportunidade pode ensinar muito sobre sua audiência, já que ela induz maiores interações com o seu público.

Além disso, concursos aumentam o seu alcance nas redes sociais, melhoram o tráfego do seu site e geram leads!

Concursos podem ser feitos em qualquer mídia social. Você precisa apenas de um bom desafio e de um prêmio que motive a participação do público. Vale fazer perguntas sobre o seu produto ou serviço, vale pedir indicação de amigos, concurso cultural com fotografias ou redações…solte a sua imaginação!

2 – Ensine!

Ensinar é uma das melhores formas de gerar leads. Além de conquistar a simpatia da audiência, você alcança o status de autoridade no mercado em que atua, entra em contato com as dúvidas do público e qualifica as suas leads.

Comece com modelos simples. Você pode criar uma série de tutoriais em fotos e, com maior confiança, partir para uma série de vídeos curtos sobre o seu produto ou serviço. Como este tipo de conteúdo demanda conhecimentos sobre gravação e edição de vídeos, você pode contratar uma equipe profissional.

O trabalho será feito apenas uma vez, e a geração de leads será duradoura: para isto, basta oferecer um material rico, que possa ser consultado no futuro como uma referência!

3 – Ofereça demonstrações de seu produto

“Quem sabe faz ao vivo”, não é mesmo?

Uma demonstração é uma das melhores formas de mostrar aos seus potenciais clientes que o seu produto ou serviço funciona. Além disso, pessoas que antes estariam intimidadas pela necessidade de um compromisso podem se sentir mais encorajadas a conhecer a marca e as suas soluções.

Como o cliente já terá passado por uma experiência com a sua empresa, essa alternativa também oferece a vantagem de trazer leads qualificadas para o seu negócio!

Um ótimo exemplo da eficiência dos programas de demonstração são os softwares. Você já comprou um programa para o seu computador sem antes testá-lo?

No mercado de anti-vírus, por exemplo, a concorrência alta faz com que a decisão por uma opção seja tomada por pequenos detalhes. Daí a importância do período de demonstração.

4 – E-books

Os e-books têm grande popularidade nas estratégias de geração de leads. Mas você sabe o motivo?

Nós explicamos: além de fornecer conteúdo valioso ao usuário, tornando a empresa uma autoridade no assunto, eles educam seus potenciais clientes e ainda conquistam dados para contato, caso ele permita.

Por isso, é de suma importância cuidar para que seu material ofereça conteúdo útil para seus visitantes. Verifique erros de ortografia, se o arquivo possui uma diagramação atrativa e se o texto impele uma leitura “apetitosa”!

Como dissemos, os e-books oferecem a possibilidade da lead oferecer informações para que você entre em contato no futuro. Não interponha um formulário complicado demais entre seu e-book e o cliente: afinal, ainda estamos na dinâmica da internet!

Nome, sobrenome, empresa, interesse em relação ao material e email já são suficientes para formar uma base de contatos. Seja claro ao perguntar ao cliente sobre a possibilidade de contato no futuro: receber emails não solicitados pode funcionar como um feitiço contra o feiticeiro!

5 – Ofereça consultorias gratuitas

O Marketing de Conteúdo tem o poder de nos transformar em pequenos professores. Outra oportunidade de aprendizado que oferece a possibilidade de geração de leads são as consultorias gratuitas.

Esta é uma oferta relativamente avançada no funil de vendas, trazendo a possibilidade de seu potencial cliente entender como a sua empresa pode ajudá-lo na resolução de problemas.

6 – Podcasts!

Os podcasts são uma alternativa divertida aos vídeos e relativamente simples para produzir. Capriche na captação de áudio, em um ambiente bem isolado acusticamente e convide profissionais qualificados para comentar um assunto de maneira objetiva e bem humorada.

Estes conteúdos poderão ser reproduzidos durante o trajeto dos ouvintes, no trabalho e nos mais diversos ambientes, e por isso é importante que sejam cativantes.

Todo o cuidado com a entonação é pouco!

Viu só como a geração de leads envolve uma série de profissionais e estratégias diferentes? Investir em táticas para a conquista de potenciais clientes pode ser um diferencial em meio a um cenário econômico instável e repleto de oportunidades. Renato Mesquita é jornalista por formação, se especializou em marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo. Atualmente tem como principais objetivos encontrar oportunidades de geração de leads orgânicos, produzindo materiais ricos e gerenciando conteúdos.

Esse post foi produzido pela equipe da Rock Content.

Comente essa matéria