O Marketing de Conteúdo atende uma série de interesses: gerar autoridade, conhecimento de marca, atrair atenção para um produto específico, dentre outros.
O principal deles, porém, ainda é a geração de demandas para produtos e serviços para uma empresa, trazendo oportunidades de negócios através de conteúdo envolvente e útil. Para isto, é essencial que as organizações tenham foco na conversão de visitantes em leads.
Calma! Nós não faremos nossos leitores usar capacetes ultrassônicos para lavagem cerebral! A geração de leads é um processo que envolve o trabalho de diversos profissionais, muita estratégia de conteúdo e paciência.
Um cliente qualificado, afinal de contas, não se conquista da noite para o dia! Para ajudar você a entender melhor o processo de geração de leads, trouxemos algumas das melhores e mais criativas estratégias para a conquista de potenciais clientes.
Confira nossa lista!
Você sabe o que é um lead?
Um lead é uma pessoa que demonstra algum tipo de interesse em um produto ou serviço de sua organização. E é bem melhor abordar potenciais clientes interessados do que enfrentá-los com ligações intrusivas, não é mesmo?
A proposta dos leads é interessante porque trata a abordagem com o cliente a partir da resolução de um problema que ele tenha, estabelecendo uma comunicação mais aberta entre o potencial comprador e o vendedor.
E por que você deveria se importar com a geração de leads?
Dê uma breve olhada no portal de notícias que você acompanha. A página está repleta de anúncios, certo? Pense na concorrência que os publicitários responsáveis por estes anúncios têm, já que um simples bloqueador pode deixar o usuário livre para aproveitar somente o conteúdo do site.
Os meios de comunicação tradicionais, tais como a TV e o rádio, também passaram a sofrer com esta lógica, já que alguns cliques nos permitem a troca de canal ou o abandono da programação por algo mais dinâmico na internet. Com tantas informações em mãos, os consumidores têm maior poder de pesquisa, decisão por conta própria e de ignorar o que não desejam ouvir.
A geração de leads é uma das formas mais eficientes para estabelecer relacionamentos duradouros com clientes. Com a produção estratégica de conteúdo relevante em sites e blogs, empresas entregam aos seus potenciais consumidores o que eles realmente precisam, despertando interesse.
1 – Realize concursos criativos!
Promover um concurso pode ser extremamente benéfico para sua empresa: além de envolver as pessoas em competições e desafios, esta oportunidade pode ensinar muito sobre sua audiência, já que ela induz maiores interações com o seu público.
Além disso, concursos aumentam o seu alcance nas redes sociais, melhoram o tráfego do seu site e geram leads!
Concursos podem ser feitos em qualquer mídia social. Você precisa apenas de um bom desafio e de um prêmio que motive a participação do público. Vale fazer perguntas sobre o seu produto ou serviço, vale pedir indicação de amigos, concurso cultural com fotografias ou redações…solte a sua imaginação!
2 – Ensine!
Ensinar é uma das melhores formas de gerar leads. Além de conquistar a simpatia da audiência, você alcança o status de autoridade no mercado em que atua, entra em contato com as dúvidas do público e qualifica as suas leads.
Comece com modelos simples. Você pode criar uma série de tutoriais em fotos e, com maior confiança, partir para uma série de vídeos curtos sobre o seu produto ou serviço. Como este tipo de conteúdo demanda conhecimentos sobre gravação e edição de vídeos, você pode contratar uma equipe profissional.
O trabalho será feito apenas uma vez, e a geração de leads será duradoura: para isto, basta oferecer um material rico, que possa ser consultado no futuro como uma referência!
3 – Ofereça demonstrações de seu produto
“Quem sabe faz ao vivo”, não é mesmo?
Uma demonstração é uma das melhores formas de mostrar aos seus potenciais clientes que o seu produto ou serviço funciona. Além disso, pessoas que antes estariam intimidadas pela necessidade de um compromisso podem se sentir mais encorajadas a conhecer a marca e as suas soluções.
Como o cliente já terá passado por uma experiência com a sua empresa, essa alternativa também oferece a vantagem de trazer leads qualificadas para o seu negócio!
Um ótimo exemplo da eficiência dos programas de demonstração são os softwares. Você já comprou um programa para o seu computador sem antes testá-lo?
No mercado de anti-vírus, por exemplo, a concorrência alta faz com que a decisão por uma opção seja tomada por pequenos detalhes. Daí a importância do período de demonstração.
4 – E-books
Os e-books têm grande popularidade nas estratégias de geração de leads. Mas você sabe o motivo?
Nós explicamos: além de fornecer conteúdo valioso ao usuário, tornando a empresa uma autoridade no assunto, eles educam seus potenciais clientes e ainda conquistam dados para contato, caso ele permita.
Por isso, é de suma importância cuidar para que seu material ofereça conteúdo útil para seus visitantes. Verifique erros de ortografia, se o arquivo possui uma diagramação atrativa e se o texto impele uma leitura “apetitosa”!
Como dissemos, os e-books oferecem a possibilidade da lead oferecer informações para que você entre em contato no futuro. Não interponha um formulário complicado demais entre seu e-book e o cliente: afinal, ainda estamos na dinâmica da internet!
Nome, sobrenome, empresa, interesse em relação ao material e email já são suficientes para formar uma base de contatos. Seja claro ao perguntar ao cliente sobre a possibilidade de contato no futuro: receber emails não solicitados pode funcionar como um feitiço contra o feiticeiro!
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