Quando sua empresa cresce, é muito difícil manter um relacionamento exclusivo com os clientes. A comunicação pode começar a ficar falha e isso pode resultar até mesmo na perda de clientes que são importantes em sua base.

Para que você mantenha seus clientes e consiga prospectar novos é necessário se reinventar. E isso só acontece através de ferramentas para auxiliar essa comunicação.

A fim de obter o melhor resultado em suas campanhas, é importante que você tenha melhores resultados em sua comunicação, existem ferramentas de marketing automatizada que podem ser eficazes.

Mas o que é o conteúdo dinâmico? Ele é um conteúdo inteligente. Pode ser um anúncio ou um corpo de e-mail que muda dependendo dos interesses ou antigos comportamentos do usuário. A sensação para seu cliente é que você está direcionando algo exclusivo para ele. Podemos citar como exemplo o Drip Marketing, que é uma série de emails que são condições ou ações específicas realizadas pelo usuário. No Drip marketing a automação toma decisões de acordo com o comportamento do usuário. Por exemplo, quando um cliente se registra em sua página, ele recebe um e-mail de boas vindas. Se visita sua página de produtos, você envia especificações do mesmo ou alguma promoção, e assim por diante. Sua taxa de abertura passa a ser mais efetiva e, consequentemente, seu percentual de vendas aumenta drasticamente.

Além disso, é possível segmentar seus clientes através das informações comportamentais que ele te envia por meio da automação que é feita. Dentre esses critérios, é possível segmentá-los por informação demográfica, geográfica, comportamento de compra, nível de participação, etc. Com seu cliente mapeado, é possível ser mais efetivo em sua comunicação, entregando a ele aquilo que ele tem por interesse consumir.

A inteligência artificial em conjunto com a automação, reduz os riscos de uma abordagem manual propensa a erros e ajuda a acelerar o tempo. Isso porque elas melhoram as campanhas realizadas, pelo monitoramento comportamental de seus clientes, e o melhor, de forma massiva.

Portanto todos os dados recebidos através dessa inteligência, podem ser transformadas em estratégias e táticas que geram maior valor, já que são humanos ensinando máquinas a trabalhar de forma mais inteligente e assertiva.

Mas quais funcionalidades você pode ter na automação inteligente para e-mail marketing?

1. Comunicação 

eficaz Você consegue através dessa inteligência comunicar com maior rapidez e de forma muito mais presente aos seus usuários. Existe a possibilidade de agendar disparos de e-mail marketing a qualquer momento, possibilidade de criação de templates, envio de mensagens personalizadas, análise de hábitos de e-mail de cada assinante para que você comunique-os no momento certo e direcionamento de promoções com base em seu histórico de pesquisa e transações. Além da realização de testes A/B para tomada de decisões.

2. Múltiplas Sequências

A sequência automática se adapta a cada segmento com o objetivo de impactar a pessoa certa, pelo canal ideal.Por exemplo, você pode enviar um e-mail de aniversário, e caso o cliente clique no botão CTA, ele recebe um e-mail de promoções, ou caso não abra a mensagem, ele pode receber um sms para lembrá-lo dos benefícios de aniversariante.

3. Email preditivo

 Através do algorítimo de Inteligência Artificial, é possível enviar emails no momento certo, já que a tecnologia leva em conta diferentes dados como localização geográfica, fuso horário e estatísticas de comportamento. Esses recurso permite o envio de emails exclusivos, personalizando a experiência do usuário e aumentando a chance de sucesso. Via de regra as empresas que utilizam AI como recurso, tem taxas de abertura de 20% a 30% maior.

4. Envios em intervalos 

Quando se agrupa os receptores por características de comportamento, a ferramenta envia campanha em intervalos, com um determinado número de usuários. Esse intervalo é benéfico porque protege da classificação negativa dos servidores de e-mail, evitando a marcação de SPAM para seus conteúdos e melhorando a entregabilidade do conteúdo. Esse novo modo de fazer campanhas de e-mail marketing, está trazendo resultados muito benéficos para as empresas que utilizam esse recurso. Muitas ferramentas estão ao alcance de qualquer empresa. Por isso, se você ainda não está inserido no mundo da automação inteligente, comece agora mesmo e veja seus números crescerem cada dia mais.
Comente essa matéria