Você sabe como melhorar a conversão em blogs? Além de entregar um conteúdo rico ao público, é preciso investir em estratégias de marketing para que os usuários convertam em ações no site.

Cada empresa vende um serviço ou produto específico e busca criar conversões que estejam alinhadas às estratégias daquele momento. Muitas pessoas acreditam que a conversão está diretamente ligada à conclusão da compra, mas há outras maneiras como a inscrição em landing page e assinatura de newsletter. Ou seja, converter um usuário significa estimulá-lo a realizar uma ação importante.

Se você está em busca de dicas para otimizar suas conversões, confira nossa lista!

A importância de aumentar a conversão em blog

Aumentar a conversão no blog é muito importante uma vez que é ela que garante o engajamento do leitor e, consequentemente, o alcance dos objetivos da empresa. Para descobrir qual é a taxa de conversão do seu blog, divida o número de cadastros em uma landing page, por exemplo, pelo número total de acessos a essa página. É sabido que nem todos os usuários que acessam um blog realizam alguma ação.

Cerca de 90% dos leitores acessam o blog, mas não visualizam outras páginas ou fazem qualquer cadastro. Portanto, é importante encontrar ações que melhorem essas taxas.

Afinal, é por meio desse tráfego de usuários que novos leads vão chegar à empresa, aumentando as chances de novas vendas.

5 dicas para otimizar a conversão em blogs 

Não há fórmulas mágicas ou métodos únicos para melhorar esse tipo de conversão. Além de realizar muitos testes, também é possível fazer pesquisas com os usuários questionando o que pode ser melhorado ou modificado. Confira outras dicas!

1. Reduza o número de anúncios no conteúdo 

Anúncios são importantes e geram uma renda, mas nada mais desagradável do que acessar um conteúdo e ser bombardeado com pop-ups, textos e caixas coloridas. Portanto, realize uma curadoria e selecione quais locais e parceiros estão aptos aparecer no seu blog. Assim, você diminuirá as chances de uma má experiência do usuário, aumentando as chances de conversão.

2. Crie CTAs chamativos 

Os CTA’s ou call to actions são botões que estimulam o usuário a realizar alguma ação. É por meio deles que os leitores se cadastram em newsletter ou acessam outras páginas do blog. Por isso, pense em CTAs que sejam chamativos, diretos e que incentive o usuário a dar o próximo passo.

3. Elabore conteúdos ricos 

Além de se preocupar com o layout e o design do blog, também é imprescindível se atentar à criação de conteúdos ricos. Os usuários não converterão no site se ele não trouxe conteúdo útil e interessante para o leitor.

Por isso, preocupe-se em criar textos que realmente ajudem a persona a resolver um problema ou dúvida. Se os textos forem bons, é natural que o usuário navegue por mais tempo em várias páginas, convertendo em mais ações.

4. Utilize landing pages para capturar dados

Utilizar landing page na sua estratégia é uma modalidade de capturar dados dos seus leitores e usá-los posteriormente para a criação de e-mails personalizados ou ações específicas para o usuário.

Em troca dos dados, você pode oferecer um e-book exclusivo, uma consultoria ou um vídeo. Mas lembre-se: essa página de captura deve ser objetiva e não pedir tantos dados pessoais, pois quanto mais difícil o preenchimento dos campos, menor é a chance do usuário converter nessa ação.

5. Posicione os campos de cadastros em lugares estratégicos

Praticamente todos os blogs possuem campos de cadastros para que o leitor insira seu e-mail e receba novidades e ofertas em suas caixas de e-mail. Contudo, é preciso posicionar essa aba em um local estratégico, caso contrário ela só atrapalhará a navegação do usuário.

Dessa forma, evite utilizar pop-ups e coloque esses campos na aba lateral direita da página, em um banner no meio do texto ou até no rodapé da página. Além disso, seja objetivo e utilize frases simples, como: “ coloque o seu e-mail aqui e receba todas as novidades!

Desse modo, é importante se preocupar com a experiência dos usuários e com as funcionalidades existentes no site para otimizar a conversão em blogs. Além disso, só é possível melhorar as conversões realizando modificações, testando cada variável em períodos definidos e criando relatórios com esses dados. Dessa forma, será possível criar métricas para o futuro e verificar o que funcionou ou não. E aí, gostou das nossas dicas? Vamos colocar essas mudanças em prática?

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