Atualmente, o chatbot é uma solução para otimizar o atendimento ao cliente e tirar dúvidas iniciais do público. Refere-se a um sistema que automatiza o atendimento para reduzir tempo, custos operacionais e manter o cliente informado.

Esse sistema de atendimento automatizado pode ser utilizado em diferentes setores de uma empresa, principalmente, o de atendimento.
Ele permite automatizar tarefas repetitivas e melhorar o relacionamento com o cliente.

O principal benefício do chatbot

O principal benefício é manter um sistema robotizado e sistematizado durante 24 horas por dia. Permitindo que o cliente abra um chamado em qualquer horário e dia da semana.

Proporciona a possibilidade abrir um chamado, tirar dúvidas e resolver demandas iniciais sem a necessidade de deslocar um funcionário.

Outros benefícios do chatbot

Lembramos que o sistema de atendimento não pode substituir todos os tipos de atendimento humano, principalmente, perante questões mais profundas e que envolvem interpretação e adaptação no processo de compra, garantia e renovação de compra.

Reforçamos que ele não pode substituir o atendimento humano, considerando as demandas complexas que um chatbot não poderá resolver sozinho.

Mas, quando bem empregado na empresa, dentre os outros benefícios do chatbot podemos citar a possibilidade de relacionamento e proximidade com o cliente.
Criar um ambiente de relacionamento mais intenso com os seus clientes, permitir enviar mensagens diretamente aos seus clientes e criar um formulário de

avaliação são os outros benefícios de alto nível que esse sistema permite.

Quando utilizar o chatbot

No planejamento de marketing digital, ele pode ser aplicado para a geração de novos leads, melhorar o relacionamento, fechamento de venda e até dar uma atenção especial no pós-venda indicando mais informações e orientações para o cliente.

Atendimento ao cliente

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) atualmente usa-se diferentes níveis de chatbots, muito aplicados às questões iniciais e dúvidas para a o período que antecede a compra, no ato da compra e no pós-venda.

É importante que o sistema do chatbot seja configurado para remanejar o cliente para o contato humano sempre que for necessário e possível. Pois, perante demandas mais complexas, a presença de um funcionário, completando o atendimento é fundamental.

Futuro do chatbot

Atualmente, a função de atender o cliente rapidamente pode demandar a presença de muitos funcionários, mas a adoção de menu ou robô utilizado para uma conversa automatizada pode reduzir custos, tempo e perda no processo de atendimento.

Com esse sistema torna-se possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, evitando excesso de fila de atendimentos, criando e ganho de tempo para resolver problemas mais complexos.

Determinadas empresas de diferentes segmentos podem escolher processos de contato automatizado para aprimorar os setores de atendimento.

Conclusão

Devemos lembrar que o sistema de chatbot pode a ficar mais aprimorado e mais avançado com a adição de uma inteligência artificial.

A inteligência artificial permitirá, por exemplo, que a empresa consiga identificar variáveis de palavras, assuntos e voz no sistema de audição e escrita aprimorando o atendimento.

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