Quando pensamos em estratégias de inbound marketing, necessariamente, devemos abordar determinados tópicos importantes que formam o conceito e a aplicação do processo de qualificação dos leads.
Também referido como lead scoring, trata-se de uma área de conhecimento muito importante na identificação e qualificação de públicos.

Qualificação de leads e as vendas
Essa técnica de lead scoring é fundamental para a formação do funil de vendas, possibilitando que a o processo funcione, além da empresa ter condições de entregar para as equipes de vendas determinados grupos de leads já pré-dispostos a serem abordados e despertarem interesse pela compra de produtos e serviços.
Dessa forma é possível aumentar as chances de fechar negócio, sendo importante você continuar lendo esse artigo para entender mais sobre esse importante técnica.
O que é lead scoring?
Podemos conceituar o lead scoring como uma metodologia do lead scoring que visa trabalhar aplicando análises e, consequentemente, uma nota de avaliação a cada um dos leads identificados.
Dessa maneira, a empresa consegue indicar os melhores leads e clientes em potencial que possuam mais propensão para a decisão de compra, além de precisar quais são os piores clientes.
Fatores da nota
Para aplicar as notas a cada tipo de cliente, o processo de lead scoring segue dois fatores fundamentais:
– Características dos perfis dentro do funil de vendas;
– Nível de interesse do perfil analisado;
A definição de cada persona (cliente ideal) e a aplicação de notas para leads ajuda a empresa a quantificar e qualificar o mercado.
Os benefícios do lead scoring
O lead scoring gera muitos benefícios para a empresa e para a força de vendas da corporação. A implementação dessa metodologia otimiza a eficácia das estratégias de vendas, aumenta a produtividade e ajuda na redução de custos.
Benefícios das estratégias
Cada tipo de estratégia de avaliação pode incluir questionários, análise de audiências e reavaliação do posicionamento de produtos no mercado digital. Há várias formas existentes e criativas que podem ser usadas.
Quando elaboramos as estratégias corretas aplicáveis ao inbound marketing, buscamos sempre o aumento das vendas.
O lead scoring atua para ajudar a selecionar as melhores estratégias de avaliação e atuação de mercado tornando-as mais eficazes.
O processo de lead scoring passa por diferentes etapas desde a sua implementação e maturidade. Essa metodologia também pode ser usada de maneira reversa buscando entender os reais interesses das pessoas em relação a uma mensagem e produto.
As análises e as notas ajudam a equipe de vendas a ter mais sucesso na abordagem do lead, criando mais chances de vínculos e aceitação no processo de convencimento por parte do vendedor.
Análise de resultados
É importante que as equipes de marketing acompanhem a evolução dos leads captados, sempre aprimorando as estratégias e as avaliações de resultados, pois podem surgir fatores imprevisíveis.
Por outro lado, os resultados devem ser usados para orientar a produção de conteúdo que devem engajar mais as pessoas.
Conclusão
O lead score visa ajudar no aumento da eficiência e da produtividade, além de reduzir custos e fortalecer as ações das equipes de vendas.
Dessa forma, os esforços da empresa serão mais estratégicos baseado em informações, formação de lead e educação do cliente potencial.
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