Educação e Ensino
Outro nicho em ascensão é o nicho da Educação, principalmente à distância. O EAD tem movimentado milhões de dólares pelo mundo e no Brasil não é diferente. É possível vender aulas de idioma, cursos preparatórios para concursos ou vestibulares, aulas de redação e oratória, cursos corporativos, entre outros.
Passo dois: identifique o seu público-alvo
Depois de escolher um nicho de atuação, é preciso pesquisar e conhecer a fundo o seu público-alvo. Esse estudo garantirá o desenvolvimento de estratégias assertivas para que você dialogue de maneira correta com seu público. Ao realizar esse estudo, é possível identificar a linguagem do seu público, quais as redes sociais mais utilizadas, quais suas características, o que eles esperam da sua marca e qual a demanda do mercado. Você pode realizar essa pesquisa com formulários online, enquetes em redes sociais ou analisando pesquisas do seu setor. Assim, será possível pensar nos diferenciais do seu produto e como vendê-lo para o seu público-alvo.
Passo três: conheça a concorrência
Além de conhecer o seu público-alvo também é preciso realizar o benchmarking, ou seja, o estudo da concorrência. De nada adianta criar um produto para o seu público se ele já existir no mercado.
Assim, ao estudar os seus concorrentes, você entenderá como o mercado funciona e deverá encontrar lacunas para serem preenchidas pelo seu serviço. Esse estudo não deve ter a intenção de copiar a concorrência, mas identificar o que funciona ou não no seu meio.
Além disso, essa análise abre oportunidades para traçar estratégias e expectativas para o seu negócio e também realizar parcerias com marcas que atuem no mesmo nicho, mas que não tenham uma concorrência direta.
Passo quatro: escolha um bom produto
Analisados o nicho, público-alvo e concorrência é preciso definir o produto a ser vendido. Em um negócio online, é possível trabalhar apenas com produtos digitais ou também realizar a venda de produtos físicos que poderão ser enviados via correios.
Mas, antes de definir, é preciso que todos os custos e logística sejam pensados. Por isso, nesse caso, os produtos digitais surgem como opções mais rentáveis já que toda a transação ocorre via internet. Produtos digitais como cursos online podem ser vendidos em plataformas de marketing de afiliados, por exemplo.
Outro ponto importante é que um bom empreendedor, independentemente do produto ou serviço vendido, deve sempre pensar em valor agregado.
Assim, o atendimento, a qualidade, a exclusividade e o pós-venda são diferenciais de empreendedores de sucesso que se preocupam com seus clientes e personaliza o atendimento de cada um. Esse cuidado ajuda a transmitir a segurança para quem está comprando pela primeira vez e auxilia na divulgação dos seus serviços pela excelência do atendimento.
Passo cinco: utilize as redes sociais para divulgar seu produto
Atualmente, as redes sociais são os canais mais utilizados para divulgar produtos e serviços. Dessa forma, você também deve utilizar esses recursos para vender seus produtos.
Depois de estudar o seu público-alvo, você saberá identificar quais canais ele mais utiliza e poderá pensar no tom de voz ideal para a sua comunicação. Se você vende um produto para empresários, o tom da linguagem não deve ser tão informal e com muitas gírias. Por outro lado, se o seu produto for para jovens, a linguagem despojada deve ser utilizada para trazer identificação entre a marca e o cliente.
Além de definir as redes sociais, você deve pensar na periodicidade de postagens. Para facilitar isso, crie um calendário de postagens e organize com antecedência fotos e textos que devem ser incluídos nos posts. Se você vende um produto físico, por exemplo, é interessante que você faça um ensaio de fotos para aumentar a divulgação.
Além disso, as redes sociais também devem ser utilizadas como canais de contato para dúvidas e reclamações.
Passo seis: tenha um blog e invista em conteúdos
Para alavancar o seu negócio digital, é importante criar um site/blog e investir em conteúdos. Uma das técnicas do marketing digital, chamada Inbound Marketing, mostra que é importante criar conteúdos, como post blog, vídeos e e-books para que o público chegue à sua marca de forma espontânea e seja nutrido com conteúdo rico.
Assim, naturalmente, o cliente percebe uma necessidade e encontra no seu produto a solução. Por isso, se o seu produto for um curso online para corretores, não foque em criar textos que falam apenas como o seu curso é bom. Busque criar conteúdos que mostram como o mercado mudou, como é importante uma atualização na área do ramo imobiliário e, somente ao final, indique o seu curso como alternativa.
Essa construção de etapas é chamada de funil de vendas, em que o cliente inicia sua jornada com uma necessidade e termina com um produto que atenda às suas demandas.
Criando bons conteúdos, o seu site receberá mais acessos e, consequentemente, mais clientes, além de se tornar uma referência no seu mercado de atuação.
Passo sete: estude o mercado e faça análises periódicas
Criar um negócio digital deve ser sinônimo de estudo constante e muitas análises. A sua marca só dará certo se você entender o seu nicho e analisar periodicamente o que pode melhorar ou o que está dando certo. Por isso, estude a concorrência, frequente eventos do seu setor e faça pesquisas com o seu público. Seguindo essas dicas você estará no caminho certo para o sucesso!
Siga-nos nas Redes Sociais