Já conhece o PageSpeed Insights? Também conhecido como PSI, ele é uma ferramenta on-line do Google que avalia a velocidade de carregamento de uma página na web. Essa avaliação separa o desempenho de dispositivos móveis da performance de computadores, oferecendo sugestões de otimização para cada página.
Primeiramente, uma boa nota no PageSpeed Insights significa que a página apresenta uma configuração satisfatória para o SEO. Além disso, tendo em vista a ascensão da navegação mobile, é possível dizer que o tempo de carregamento nos celulares é um grande fator para ter um bom resultado.
Se você se interessou pelo assunto, continue lendo este conteúdo.
Por que é importante ter uma boa nota no PageSpeed Insights
Em se tratando de internet, a velocidade de carregamento de uma página pode ser um fator decisivo para o usuário permanecer ou sair do seu site, principalmente se a busca for realizada por meio de um smartphone. Por isso, desenvolvedores e profissionais do marketing precisam se preocupar com essas taxas para que o tráfego do site não fique comprometido.
Um site com páginas rápidas não só melhora a experiência do usuário como diminui a taxa de rejeição, aumenta o tráfego e, consequentemente, o número de leads. No caso de e-commerces, por exemplo, essa demora pode significar abandono de carrinho e impactar na receita da sua marca.
Como melhorar a velocidade de um site
Para saber como anda a velocidade do seu site, acesse o link e teste. Se o resultado não for positivo, não se desespere e saiba que você não está sozinho. Cerca de 82% dos sites analisados na pesquisa realizada pelo SEMrush em 2018 apresentavam problemas de desempenho. Veja algumas dicas que podem aumentar o seu índice.
Reduza o tamanho das páginas
Quanto mais recursos uma página tiver, mais pesada ela será, exigindo mais tempo para carregar. Por isso, é importante que as imagens e os vídeos estejam no tamanho adequado para não prejudicar o carregamento.
É comum que os profissionais de marketing não redimensionem as imagens, prezando pela boa resolução. Contudo, se uma imagem de alta resolução for adicionada em um espaço que não demanda tanta qualidade, o servidor irá demorar a exibir as informações sem necessidade alguma. Assim, sempre que for possível, redimensione as fotos antes de fazer o upload.
Se as fotos já prejudicam o carregamento de um site, imagine os vídeos. Por isso, a não ser que você seja uma empresa que trabalhe com filmes ou que seja extremamente importante essa exibição direto na sua página, opte por carregar os vídeos externamente no YouTube ou Vimeo, por exemplo.
Minimize seus arquivos JavaScript e CSS
Esse é um problema pouco conhecido, mas igualmente negligenciado. Minificar os arquivos significa reduzir ou simplificar os códigos, removendo linhas desnecessárias e espaços em branco. Se você não tem conhecimento em programação, alguns sites, como: Fast Velocity Minify, WP Super Minify e Online YUI Compressor podem ajudar.
Compacte seus arquivos
Compactar os arquivos CSS, JavaScript e HTML pode reduzir pela metade o tamanho das páginas e melhorar o ranqueamento no PageSpeed. Alguns servidores já fazem essa compactação automaticamente, mas se esse não for o seu caso é possível usar o plugin WP Fastest Cache.
Limpe seus redirecionamentos
Sites que já realizaram muitas migrações de endereços, mudanças de protocolos HTTPS, que têm páginas duplicadas ou já alteraram categorias acabam acumulando redirecionamentos, tornando os caminhos dos links cada vez mais longos. Assim, elimine o que for dispensável e só deixe os redirecionamentos necessários, como links externos relevantes.
Utilize um bom servidor
Quanto maior for o número de acessos ao seu site, maior será a sobrecarga do servidor. Dessa forma, dependendo do número do seu tráfego, é interessante investir em um servidor dedicado, que suporta muitos visitantes simultaneamente. Servidores ineficientes podem jogar o seu índice de velocidade lá embaixo. Por isso, fique de olho!
O PageSpeed Insights é uma página com muita credibilidade, pois foi criada pelo Google, mas ela não é a única capaz de medir esses parâmetros. Na dúvida, procure outras opções para realmente avaliar a real situação do seu site.
Siga-nos nas Redes Sociais