julho 30, 2020

Como saber qual tipo de tecnologia meu evento precisa ter para ser um sucesso

Na hora de organizar um evento é comum pensarmos quais tecnologias precisamos ter e quais são irrelevantes, uma vez que a transformação tecnológica tem oferecido descobertas a todo momento. Há dez anos, o smartphone dava os seus primeiros passos e hoje em dia suas versões oferecem uma infinidade de possibilidades.

Mas, com tantas opções, como saber se meu evento precisa de tecnologia? Utilizar soluções tecnológicas em eventos é um grande diferencial que pode ajudar a atingir os objetivos mais facilmente.

Confira as principais perguntas que você precisa se fazer para identificar essas necessidades!

3 perguntas para saber se seu evento precisa de tecnologia

Se ao planejar um evento você se deparar com essas 3 questões, certamente as opções tecnológicas serão a melhor resposta para te ajudar no processo.

1. Qual é a melhor maneira de otimizar a venda de ingressos?

Uma das fases do planejamento passa pela organização da venda de ingressos. Assim, ao invés de optar por soluções manuais e demoradas, há alternativas eletrônicas como sites e plataformas exclusivos para isso. Essa funcionalidade ajuda a aumentar o volume das vendas e facilita o controle de acesso dos participantes.

Para escolher a melhor opção, analise o perfil dos participantes do evento e desenvolva ações específicas que atenda esse público. Com essa análise, será mais fácil identificar a melhor estratégia de marketing, tendo como opção o envio de e-mails, abordagem via WhatsApp ou contato por telefone, por exemplo.

Além disso, seja via plataforma seja via aplicativo, é possível verificar o nível de interesse dos usuários sobre o seu evento. Por exemplo, se a página de compra tem muitos acessos, mas poucas finalizações, o problema pode ser um call to action mal posicionado, o valor do ingresso muito caro ou até pouca informação sobre a programação.

2. Como fornecer valor aos expositores e patrocinadores?    

Um evento ou feira precisa contar com parcerias de empresas de sucesso para agregar valor. Mas, em contrapartida, os benefícios para os expositores e patrocinadores também precisam estar à altura dos investimentos. Assim, cabe à organização planejar e pensar em maneiras de facilitar a prospecção e fornecimento de informações aos parceiros.

Dessa forma, utilize a tecnologia para facilitar a coleta de dados dos contatos. Guardar cartões de visita ou anotar dados no papel não é eficiente e demanda tempo. Por isso, forneça soluções que facilitem essa coleta de dados. Criando um aplicativo do evento é possível fazer a leitura de credenciais dos participantes e armazenar todas essas informações no celular.

Além disso, ao final do evento, é importante entregar relatórios aos expositores sobre os resultados. Informações como o número de participantes, contatos feitos, vendas realizadas são importantes para passar a credibilidade do evento. Por isso, utilize plataformas ou aplicativos que facilitem a leitura desses dados.

3. Como incentivar os participantes a fazer comentários e avaliações?   

Um evento não termina com o fim de sua exposição. O trabalho pós-evento é tão importante quanto as outras fases e, nesse momento, obter o feedback dos participantes é extremamente relevante para gerar dados e mostrar se o evento foi um sucesso ou não.

Por isso, a tecnologia pode ajudar os participantes a responder algumas perguntas e avaliar o que acharam da estrutura, do ambiente, dos expositores, dos palestrantes, da comida e de outros aspectos. Nesse caso, você pode criar um formulário com algumas perguntas e enviá-lo via e-mail, notificação no aplicativo do evento ou nas redes sociais.

Se houver um aplicativo do evento, crie uma enquete interativa e utilize a gamificação para deixar o conteúdo mais interessante. Você pode até criar um ranking para usuários que mais engajaram na plataforma, premiando com alguns benefícios ou brindes, gerando uma competição interna e um buzz interessante para o evento.

Agora que você já viu como a tecnologia é importante para o seu evento e como ela pode ajudá-lo a vender mais, que tal ler mais conteúdos sobre a organização e planejamento de eventos? Acesse nosso blog e fique por dentro das novidades do setor!

Subscribe to the newsletter

Fames amet, amet elit nulla tellus, arcu.

3 Comments

  1. ThemeFusion 12 de novembro de 2020 at 18:04 - Reply

    Curabitur arcu erat, accumsan id imperdiet et, porttitor at sem. Vestibulum ac diam sit amet quam vehicula elementum sed sit.

    • ThemeFusion 12 de novembro de 2020 at 18:04 - Reply

      Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Nulla porttitor accumsan tincidunt.

  2. ThemeFusion 12 de novembro de 2020 at 18:04 - Reply

    Curabitur arcu erat, accumsan id imperdiet et, porttitor at sem. Vivamus magna justo, lacinia eget consectetur sed, convallis at tellus. Curabitur arcu erat, accumsan id imperdiet et, porttitor at sem.

Leave A Comment